“Muitos juízes são absolutamente incorruptíveis; ninguém consegue induzi-los a fazer justiça.”
Bertolt Brecht
ANGELINO E SANTO ANTONIO
Uma grande festa aconteceu em Rubião Junior em comemoração a Santo Antônio. Uma festa que já dura mais de cem anos. Uma das primeiras duplas formadas com Angelino de Oliveira, segundo o site recanto caipira, foi especialmente para a festa, em 1908, com o musico José Maria Peres, do Duo Vi Gui (Viola e Guitarra), quando Rubião Jr, ainda era conhecida como Capão Bonito. Esse Duo virou Trio, quando o ex-padre Luiz Cardoso passou a integrar o conjunto. José Maria Peres, nascido em São Manuel, foi o parceiro com o qual Angelino de Oliveira tinha mais afinidade musical. Eles compuseram e cantaram juntos durante 60 anos.
(Em todas as fotos, clique na imagem para ampliar)
QUE ESPETÃO BICHO!
Quem ficou impressionado com o atendimento da grande festa religiosa de Santo Antonio, em Rubião Junior, foi o publicitário Daniel de Carvalho.
Ele esteve acompanhando a festa no final de semana e se manifestou com sincero entusiasmo e sinalizou estar com fome: “Que espetão” e “chique” foram alguns elogios que ele divulgou no Facebook, com direito a mapa e tudo. (clique na imagem para ampliar)
FOLCLORE
Apesar de muitos esforços, Botucatu precisa dar corpo e forma maior aos compositores que fizeram a historia da música brasileira e que nasceram ou viveram em Botucatu.
Fazem um festival do ‘folclore’ na cidade, mas ninguém explica a razão do tal evento. Preferem divulgar os bons músicos que entram no palco, falam de si, cantam e vão embora com o bolso cheio. Poucos artistas que participaram desses eventos sabem da história dos músicos de Botucatu, valorizados lá fora, mas esquecidos ou pouco conhecidos aqui. Afinal, nem só de Saci, vive o folclore e a cultura brasileira.
ESTÃO MORRENDO
A lista dos artistas de referencia sertaneja ou caipira de Botucatu e região é grandes, e dos vivos restam poucos. Recentemente faleceu Zé da Estrada, que era da dupla “Pedro Bento e Zé da Estrada”. Poucos lamentaram a perda; entre eles a Prefeitura de Botucatu, o cantor Ramiro Viola, o memorialista Nenê Bueno e o Padre Orestes da Vila Maria, que no ultimo domingo celebrou uma missa pela alma do cantor. (Veja um video do encontro da dupla Ramiro Viola e Pardini com a dupla, onde o cantor Ramiro, não contem a emoção de estar no mesmo palco com Pedro Bento e Zé da Estrada)
AGENDA FEMINISTA
No último dia 8 de junho foi realizado o Encontro dos Coletivos Feministas de Botucatu. Participaram o Coletivo Genis, Coletivo Feminoia, Grupo de Trabalho de Mulheres da Articulação Paulista de Agroecologia e Conselheiros Municipais das Politicas de Inclusão. Diversos assuntos sobre violência e inclusão foram tratados.
ACABOU
O prefeito Mário Pardini decidiu extinguir a outrora poderosa Secretaria de Governo que foi ocupada por Caco Colenci durante quase todo o governo de João Cury-Caldas. A informação foi divulgada na semana passada. André Godinho não acumula a pasta e secretário exclusivo da Comunicação, que atualmente tem apenas 3 pessoas na função. Conforme apurou este site, Godinho está reivindicando ao prefeito a contratação de mais profissionais para poder manter o serviço.
FICA E SAI
O PSDB que dizia ser partido contra a corrupção, parece ser a favor do estado de corrupção que continua com Temer. A diferença é que os Tucanos e outras dezenas de partidos envolvidos na corrupção privada-republicana, certamente acham o presidente Michel Temer, mais ‘bonito’ ou um ‘galho’ melhor. Aqui em Botucatu o partido está em dois muros. Uma parte defende que os tucanos voem para bem longe de Temer e outra parte entende que é bom continuar apoiando o “governo’.
ELITE COM AÉCIO
É bom destacar que o Governo Temer tem força entre as lideranças políticas na cidade. O deputado estadual Fernando Cury, por exemplo, é um dos que defende no PPS a continuidade no Governo Temer. O PPS, a exemplo do PSDB, também está com seu coração dividido com Temer e seu governo: uns acham que é hora de sair, outros que devem continuar no Governo. Fernando Cury/PPS, na última eleição presidencial apoiou Aécio Neves, embora seu partido fosse base da então candidata Marina Silva/PSB / PHS / PPS / PRP / PPL / PSL / REDE
IELO, O CABELUDO
Em um esforço individual de Nenê Bueno, a fanpage no facebook Memorias de Botucatu continua mostrando fatos inusitados da historia da Cidade. Todos conhecem, por exemplo, o ex-prefeito Mário Ielo com sua cara ‘amarrada’ (dizem que ele é tímido) e de cabelo curto. Mas o arquiteto e ex-prefeito, antes de disputar sua primeira eleição, no final dos anos 1990, quando perdeu por cerca de 500 votos para Pedro Losi, cultivava cabelos longos, como publicou o “Memorias de Botucatu”.
REBOLA MILTINHO!

















