Na semana passada foi oficializada por parte da Secretaria de Saúde do Estado o pagamento de R$ 83 milhões para a UNESP, colocando em dia uma pendência que existia desde a transformação do Hospital das Clinicas da UNESP, em Autarquia da Secretaria de Saúde do Estado, em 2010. A Faculdade de Medicina desde a mudança vinha fazendo o pagamento dos servidores que ficaram na autarquia criada.
Segundo o Reitor Sandro Roberto Valentini a quitação da dívida vai permitir sanear o orçamento da UNESP, evitando os constantes atrasos dos pagamentos do 13º salário.
“O 13º dos servidores autárquicos será pago em duas parcelas, a primeira programada para o dia 29 de novembro e a segunda para o dia 13 de dezembro. Isso representa a retomada do tão desejado equilíbrio orçamentário e financeiro na Universidade”, afirmou.
Ele lembrou que vai finalmente conseguir fazer o pagamento do 13º em sua gestão.
“Acreditamos que o ressarcimento contemplará todos os servidores mesmo que eles entrem paulatinamente em aposentadorias. Com a aprovação da lei complementar de autarquização do HCFMB, retomamos o reequilíbrio financeiro da universidade. Pela primeira vez em três anos de gestão conseguirei pagar o 13º salário”, observou.
A devolução dos recursos teve interferência da Assembleia Legislativa do Estado, através do deputado Fernando Cury (Cidadania), que liderou ações da Frente Parlamentar em Defesa da UNESP, que em pouco mais de 3 meses conseguiu reverter o quadro financeiro da instituição.
“Esse ressarcimento vai ajudar a UNESP a reequilibrar as contas da Universidade e efetuar os pagamentos de servidores em dia”, salientou o deputado Fernando Cury, muito elogiado pelas lideranças da UNESP, durante o evento.
O governador em exercício Rodrigo Garcia, salientou a importância dos serviços oferecidos no HCFMB e defendeu a autonomia universitária.
“O Estado aporta os recurso para o pagamento desses funcionários. É uma forma de apoiar não só a Faculdade, mas o Hospital e isso mostra o apoio do governador João Doria com a autonomia universitária e os serviços aqui oferecidos”.
A presença do governador em exercício na UNESP aconteceu pela segunda vez neste ano, conforme lembrou o diretor superintendente do HCFMB, André Balbi.
Ele lembrou que no “início do ano o governador João Dória, recém-eleito, esteve em Rubião Junior inaugurando o prédio que abriga os ambulatórios clínicos e agora no segundo semestre, inaugurando a enfermaria de cuidados paliativos que contou com ajuda de entidades e empresas”.