O construtor, pintor e artista plástico Genésio Teles, 75, natural de Botucatu, realiza uma exposição no Arts Hotel, em Rio Preto, para comemorar os seus 51 anos de história no mundo das artes. No espaço, ele apresenta 23 trabalhos do seu cotidiano, entre pinturas em telas que serão expostas até final de janeiro.

Nascido em Botucatu, decidiu se aventurar nas terras de São José em 1979. No entanto, sempre viajante, morou em outras cidades pelo Brasil, aprimorando, ainda mais, seu conhecimento artístico. Também morou em alguns países da Europa e expôs seu trabalho em feiras e galerias pela Itália, Portugal, Holanda, Inglaterra, Suíça, França e Estados Unidos, conquistando reconhecimento internacional.

A última cidade onde morou foi em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, por sete anos, entre 2014 e 2021. Considerada a capital de esportes à vela, por lá, realizou diversos trabalhos na área cultural e a sua decisão de viver na ilha foi em busca de qualidade de vida. “Fui visitar um amigo da juventude e fiquei esse tempo todo. Estava me recuperando de uma lesão cervical e encontrei tranquilidade para me inspirar na minha arte, bem como melhorar minha saúde”, conta

Durante sua estadia no litoral, Teles fez muitas amizades e conquistou trabalhos de destaque, um deles representando a cultura de Ilhabela na Itália, em uma exposição itinerante em Bérgamo, Lombardia.

Por esse feito, a Câmara Municipal decidiu o homenagear com uma Moção em 2018. O artista também foi responsável pela estética e arquitetura do prédio da escola de vela “Lars Grael”, local na cidade onde se ensina a velejar. Dentre as produções artísticas na escola, Teles destaca as pinturas feitas nos ‘retalhos’ de Dacron, um tipo de tecido usado nas velas.

“Trabalhei todo o entorno da escola, na questão da decoração, da madeira, toda parte lúdica do prédio. Também trabalhei em 34 velas dentro do espaço e em 13 na entrada do prédio, representando uma regata. Essas velas na entrada foram todas pintadas à luz da “Santa Ceia”, obra do Leonardo da Vinci, usando as cores que tinha em cada discípulo. Um trabalho muito grande, talvez um dos maiores marcos da minha carreira”, enfatiza.

Por motivos diversos, há quatro meses Teles resolveu retornar a Rio Preto. “Tenho parentes aqui, irmãos, sobrinhos. A Ilhabela foi um ciclo e assim é a vida”. Seu próximo passo será expor algumas de suas obras nos Emirados Árabes ainda em 2022. “Estou mantendo contato com galerias de Dubai e como autoprodutor quero expor lá”, afirma.

Serviço

Exposição de 23 quadros de Genésio Teles no Arts Hotel, na Rua Voluntários de São Paulo, 3367, em Rio Preto. A mostra vai até final de janeiro. Entrada gratuita.

 

Fonte: Diário da Região