Na manhã desta quinta-feira, às 9h, a Secretaria de Assistencia Social vai dar inicio ao programa Botucatu em Frente, com 50 familias carentes, que há muitos anos estão vivendo com auxílio de programas sociais contra a vulnerabilidade.
Segundo explicou a secretária Silvia Carvalho, da Secretaria de Assistencia Social, o objetivo do programa é reduzir a dependencia das famílias, oferecendo alternativa de emprego temporário e também aprendizado de determinados oficios e aulas de alfabetização.
“Muita gente não consegue emprego por não saber ler e escrever. Por isso incluimos no programa a alfabetização de adultos”, salientou. As familias foram selecionadas nos cadastros regionais nos bairros. Segundo a secretária, todos os selecionados são exclusivamente moradoras de Botucatu.
“Já selecionamos as 50 familias. Esse projeto tem como objetivo resgatar a auto-estima das famílias que estão há muito tempo desempregadas e vivendo exclusivamente de auxílio de programas governamentais. Queremos tirar essas famílias dessa situação, oferecendo cursos profissionalizantes entre outros recursos para a empregabilidade”, explicou recentemente Silvia Carvalho, no Jornal da Clube FM.
As famílias incluídas no programa terão treinamento para diversas funções de trabalho que exigem aptidão para serviços manuais e técnicos, além de uma cesta básica de alimentos para os participantes.
Parte das atividades será com a equipe de Zeladoria e outra com a Secretaria Desenvolvimento/ UNITE, mas também atuarão no programa anunciado na manhã desta quinta, a pasta de Educação e o Fundo Social de Solidariedade.
“Além disso as pessoas participantes ainda terão um seguro pessoal contra acidentes pessoais”, explicou a secretária. Participam ainda do projeto as Secretarias de Educação e Fundo Social de Solidariedade.
Silvia Fumes ainda salientou que as empresas do setor de construção civil, serviços de manuteção domestica entre outros poderão oferecer vagas para os envolvidos no projeto de inclusão e resgate social. “Quem se interessar pode procurar a Secretaria de Assistencia Social que daremos todas as informações necessárias”.