A renomada coluna Splash, da UOL, deste sábado, 23, destacou 15 atores brasileiros que brilham e brilharam nas produções de Hollywood, e entre eles foi citada a atriz botucatuense Ana Flavia Gavlak.

 

Ana Flavia Gavlak – reprodução

A atriz e modelo de 31 anos, Ana Flavia Gavlak nasceu em Botucatu, mas foi em terras norte-americanas que se formou em Artes Cênicas pela New York Film Academy e se tornou conhecida.

Ela já atuou em diferentes produções no país, incluindo “La La Land”, vencedor de seis prêmios no Oscar de 2017. Ela também já esteve em “Americons”, “The Bronx Bull” e “The Body Tree”.

Na música ou nas telas de cinema, os artistas brasileiros estão vendo sua popularidade aumentar no exterior. Hoje, os serviços de streaming conseguem colocar produções nacionais em destaque em catálogos mundo afora e também fomentam um intercâmbio cultural com convites de produções estrangeiras a artistas brasileiros. É inegável a influência da indústria cinematográfica de Hollywood entre atores e atrizes do Brasil que buscam os holofotes internacionais.

 

Veja os outros integrantes da lista:

 

Wagner Moura

Em alta em Hollywood, Wagner Moura é um dos vários artistas brasileiros que furaram a bolha internacional - Bob Wolfenson/Divulgação
Em alta em Hollywood, Wagner Moura é um dos vários artistas brasileiros que furaram a bolha internacional

Um dos atores mais consagrados do Brasil no exterior atualmente, Wagner Moura, 45, se prepara para a estreia da série “Shining Girls”, no Apple TV+. Na produção, o ator contracena com Elisabeth Moss (estrela de The Handmaid’s Tale). Ele também estará em “The Gray Man”, próximo filme dos irmãos Joe e Anthony Russo. Em paralelo, Moura participa ainda das filmagens de “Civil War”, longa escrito e dirigido por Alex Garland.

 

Sônia Braga

Sônia Braga A atriz brasileira Sônia Braga ao lado de Dennis Hopper na 59ª Cerimônia do Oscar, em 1987 Imagem: Jim Smeal/Ron Galella Collection via Getty Images.

Única atriz brasileira indicada três vezes ao Globo de Ouro e uma das precursoras do país no cinema internacional, Sônia Braga se tornou a primeira brasileira a apresentar uma categoria do Oscar, em 1987, ao lado de Michael Douglas. Aos 71 anos, a atriz tem um currículo extenso de sucessos nacionais como “Aquarius” e “Bacurau”, além de figurar em importantes obras norte-americanas, incluindo a recente “Shotgun Wedding”, filmada no ano passado, em que ela interpreta a mãe da personagem vivida por Jennifer Lopez. Nas telas dos Estados Unidos, consta sua presença em sucessos como “O Beijo da Mulher Aranha”, “Rebelião em Milagro” e “The Rookie”.

 

Rodrigo Santoro

Rodrigo Santoro em cena de “300: A Ascensão do Império” (2014)

O ator carioca começou sua carreira em séries e novelas da TV Globo, mas foi no cinema que se tornou um dos principais representantes do país no exterior no campo das artes. Interpretando papéis de destaque em filmes nacionais como “Bicho de Sete Cabeças” e “Carandiru”, o ator fez sua estreia internacional em “300”, filme de fantasia e guerra dirigido por Zack Snyder, em 2006. De lá para cá, o ator de 46 anos já participou de outras produções de destaque nas telonas como “Golpe Duplo”, “Os 33”, “Ben-Hur” e “O Tradutor”.

 

Alice Braga

Alice Braga em cena em “Eu Sou a Lenda” (2007)

Reunindo dezenas de filmes no currículo, Alice Braga é uma das principais expoentes nacionais na arte da atuação. Vindo de uma carreira ascendente em filmes nacionais, ela estreou em filmes estrangeiros no ano de 2006 em “Journey To The End Of The Night” e um ano depois já contracenou com o atual detentor do Oscar de Melhor Ator, Will Smith, no filme “Eu Sou a Lenda”. Desde então, ela já acumula papéis de destaque em outras produções internacionais de peso como “O Esquadrão Suicida”, “Ensaio Sobre a Cegueira”, “Os Novos Mutantes” e “Elysium”.

 

Bruna Marquezine

Bruna Marquezine foi escalada para integrar o elenco de “Besouro Azul”, da DC Comics

Mais nova estrela brasileira em Hollywood, a atriz foi escalada para integrar o elenco de “Besouro Azul”, filme sobre o herói homônimo da DC Comics. A superprodução tem lançamento previsto para 2023 nos cinemas. Aos 26 anos de idade, Bruna Marquezine é uma das atrizes brasileiras mais bem-sucedidas da sua geração. A atriz começou na televisão ainda pequena, no programa infantil Gente Inocente (TV Globo/2000) e despontou para o estrelato nacionalmente quando fez a personagem Salete, na novela Mulheres Apaixonadas (2003). Desde então, coleciona papéis de sucesso em novelas como América, Cobras & Lagartos, Desejo Proibido e Em Família. No cinema, estreou como protagonista na produção Vou Nadar Até Você (2019).

 

Morena Baccarin

Morena Baccarin em cena de “Deadpool 2”

Natural do Rio de Janeiro, a atriz de 42 anos mora nos Estados Unidos com o marido, o ator Ben McKenzie, e os três filhos do casal. Ela estrelou “Deadpool” e também já atuou em séries de sucesso como “Gotham” e “Homeland”. No Brasil, contracenou ao lado de Selton Mello na série “Sessão de Terapia” (2017).

 

Fernanda Andrade

Fernanda Andrade em cena de “The Devil Inside” (2012)

Natural de São José dos Campos, Fernanda Andrade se mudou ainda criança para os Estados Unidos, onde estabeleceu sua carreira de atriz. Ela conquistou seu primeiro papel aos 16 anos, quando participou do filme “For Love or Country”, contracenando com Andy Garcia. Ela também já participou de séries de sucesso como “Fallen” e “CSI: NY”, além de ter atuado em filmes como “The Devil Inside” e “Most Wanted”. Atualmente participa da série televisiva, “Moon Knight” (Cavaleiro da Lua), da Marvel no Disney+.

 

Débora Nascimento

 

Débora Nascimento estreou em Hollywood em 2008, no filme “O Incrível Hulk”

A atriz de Suzano (SP) estreou em Hollywood em 2008, quando fez uma participação no filme “O Incrível Hulk”. Ela também coleciona diferentes trabalhos no Brasil. Dentre eles “Budapeste” (2009), coprodução com Portugal e Hungria, e “O inventor de Sonhos” (2012). Nas novelas, ela viveu personagens de destaque em sucessos como Avenida Brasil (2012), Êta Mundo Bom (2016) e Verão 90 (2019).

 

Henry Zaga

Henry Zaga em ‘Os Novos Mutantes’

O brasiliense Henry Zaga, de 28 anos, se tornou conhecido principalmente pelas séries “Teen Wolf” e “13 Reasons Why”. O jovem ator também entrou no elenco dos super-heróis da Marvel, participando de um spin-off da franquia X-Men (Os Novos Mutantes), ao lado de Alice Braga.

 

Lino Facioli

Lino Facioli em cena na série “Game of Thrones” (2011)

O ator de 21 anos de idade é natural de Ribeirão Preto (SP) e já tem no currículo personagens marcantes: Lord Robin Arryn, de “Game of Thrones”; e Naples, em “Get Him to the Greek”.

 

Thaila Ayala

Thaila Ayala lança “Pica-Pau – o Filme” em São Paulo

A atriz paulistana mudou para os Estados Unidos em 2014 para aprender inglês e logo foi convidada para integrar o elenco de “Zeroville”; detalhe: o convite partiu do diretor James Franco. Com agenciamento nos EUA, Thayla também recebeu a oportunidade de atuar em “Pica-Pau — O Filme” e gravou participação no longa “The Pretenders”.

 

Rebecca da Costa

Rebecca Da Costa em cena de “Profissão de Risco”, de David Grovic

Nascida no Recife (PE), a atriz é radicada nos Estados Unidos há mais de uma década e em terras estadunidenses já contracenou ao lado de gigantes da indústria como Robert De Niro, Val Kilmer e John Cusack. Em sua filmografia está incluído o filme de ação “Profissão de Risco” (2014). Ao todo, ela já trabalhou para mais de sete produções hollywoodianas.

 

Perla Haney-Jardine

Perla Haney-Jardine fez parte do elenco de Kill Bill: 2

Pouca gente sabe, mas a jovem atriz de 24 anos é nascida em Niterói (RJ). Desde 2004 ela faz parte da indústria cinematográfica, quando entrou para o elenco de “Kill Bill: 2”. Ela também marca presença em grandes produções como “Dark Water”, “Spider-Man 3”, “Steve Jobs” e o mais recente, “Once Upon a Time in… Hollywood”.

 

Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro em cena de “Central do Brasil”

Apesar de nunca ter contracenado em um filme estadunidense, a atriz brilhou na maior festa do cinema de Hollywood — o Oscar — no ano de 1999. Ela foi a primeira e única brasileira a concorrer ao prêmio de Melhor Atriz, por sua atuação no filme Central do Brasil (1998). A passagem de Fernanda Montenegro na premiação é lembrada até hoje, inclusive por estrelas do calibre de Glenn Close, que, em entrevista em 2020 afirmou que a brasileira deveria ter levado a estatueta.

 

Fonte: Splash UOL