A Embraer, empresa brasileira de aviação, divulgou nesta terça-feira (30) que o avião agrícola Ipanema EMB-203, fabricado em Botucatu, será usado por uma empresa holandesa para pulverização de produtos para combater pragas em plantações no Brasil. O objetivo é certificar a metodologia.

De acordo com a Embraer, haverá uma série de testes para homologar a metodologia de aplicação aérea de defensivos biológicos do Brasil. O projeto é tido como pioneiro pela empresa e quer promover a sustentabilidade no agronegócio.

Avião Ipanema da Embraer. (Foto: Divulgação/Embraer)

O projeto é liderado pela Koppert, empresa holandesa que atua no desenvolvimento e produção de bioinsumos para a agricultura. As empresas afirmam que o teste vai avaliar aspectos técnicos necessários para melhorar a eficiência da pulverização e a segurança dessa prática, com o objetivo de documentar os resultados obtidos.

Ainda segundo a Embraer, a padronização da forma de aplicação com base em uma metodologia científica busca “assegurar a eficácia dos biodefensivos para prevenir, reduzir ou erradicar a infestação de doenças e pragas nas lavouras, combinando o uso estratégico de tecnologias de monitoramento e pulverização aérea”.

Movido a etanol, o avião agrícola da Embraer pode ser usado também para espalhar sementes, combater vetores e larvas, no combate primário a incêndios e povoamento de rios.

Fonte: G1