O Vice-prefeito e Secretário Municipal de Infraestrutura, André Peres, esteve em Brasília para participar do lançamento do programa “Internet para Todos” do Governo Federal. O projeto que pretende levar acesso à banda larga para locais remotos sem conectividade e com preço reduzido.
Para isso, o Governo irá investir mais de R$ 2 bilhões com a instalação de antenas.
A cerimônia de lançamento do “Internet para Todos” contou com a participação de mais de 2,4 mil cidades do País. Logo após o evento, os municípios assinaram o termo de adesão ao programa.
“A assinatura da adesão foi o primeiro passo para conquistarmos o serviço de banda larga para toda a Cidade. Agora temos que fazer o mapeamento dos bairros e estradas rurais que não têm internet, elaborar um relatório completo e enviar ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Só depois disso começará a implantação das antenas e redes de internet”, explicou o Vice-prefeito André Peres.
Também será ampliada a oferta de internet banda larga para hospitais, unidades de saúde e escolas. Toda a instalação será gratuita e a contrapartida das cidades será custear gastos com energia e zeladoria das antenas.
A iniciativa do governo vem com anos de atraso. Em Botucatu, por exemplo, até 2009, distritos como Vitoriana, bairros rurais na região do distrito de Rubião Junior não tinham internet.
Durante a gestão de João Cury Neto e Antonio Luiz Caldas Junior, foi feito iniciativas com empresas de internet e Vivo/Telefonica para instalação de torres de transmissões nessas regiões.
Os agricultores e moradores dessas regiões na zona rural reclamavam que viviam isolados e na idade da pedra em relação às tecnologias de comunicação.
A cidade também foi a primeira a levar internet às praças e prédios públicos, na região. A atual gestão revelou recentemente que está trabalhando para ampliar a cobertura com internet gratis em praças da cidade.

(com informações da assessoria)