O Rio Tietê, no Rio Bonito, em Botucatu, está com uma enorme faixa de aguapés, vegetação que fica na superfície da água.

A reportagem recebeu uma foto enviada para a Página É Rio Bonito. Nela é possível ver um trecho, próximo ao final da orla, quase todo tomado pela planta aquática. 

Os aguapés montam colônias, como se fossem ilhas, em superfícies da água. Uma das causas do crescimento excessivo dessas plantas é quando a água recebe grande quantidade de matéria orgânica e minerais, que induzem o crescimento.

A chuva diminui a concentração da matéria orgânica, contudo isso aumenta a área de ocupação. Como ela produz alta capacidade de reprodução, com mais espaço, elas crescem independente da fonte de alimento.

De acordo com pessoas ligadas ao Rio Bonito, desde a Pandemia a qualidade da água tem caído drasticamente. No começo do ano ocorreram mortes de vários peixes.

Segundo o relatório realizado pela SOS Mata Atlântica, a qualidade da água do Rio Bonito está reduzindo, em função de materiais orgânicos despejados irregularmente ao longo do percurso do Rio.