A Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu informa que iniciou nesta segunda-feira, 25, a Campanha de Vacinação contra a Influenza. Tradicionalmente, a campanha ocorre entre os meses de abril e maio, mas este ano a campanha foi antecipada em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.
A ação tem como objetivo, reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população alvo para a vacinação, que compreende:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Os pais ou responsáveis devem estar atentos, pois crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores e deve ser administrada com cautela em pessoas com alergia severa à proteína do ovo, bem como a qualquer componente da vacina.
Durante o período de vacinação, todas as Unidades de Saúde do Município funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, além da Sala de Vacinação Noturna no CSE Vila dos Lavradores, na Rua Dr. Gaspar Ricardo, 181, na Vila dos Lavradores, e CSI, localizado na Rua Rafael Sampaio, 58, das 18h às 21h30.
Mais informações:
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores
Telefone: (14) 3822-1105
Fonte: PMB – Foto: Divulgação