A prefeitura de Botucatu aumentou o escopo de seu Projeto Wi-Fi, que visa aumentar os pontos de conexão gratuitos em pontos estratégicos da cidade. Agora, o número de locais com Wi-Fi subiu de 18 para 45. A Allcomnet Tecnologia e Sistemas, vencedora de licitação, é a responsável pelo projeto.
O projeto de internet gratuita nas praças é uma experiência antiga na cidade, que começou em 2003. O projeto foi evoluindo com o tempo e o desafio principal foi adequar às novas tecnologias. João Aparecido de Moraes, chefe da Divisão de Tecnologia e Recursos da Informação da Prefeitura de Botucatu, lembra que a meta era dobrar a capacidade de cobertura, utilizando tecnologia 2.4 GHz e 5 GHz simultaneamente, mas, para isso, era necessário ampliar a rede de fibra óptica.
Também era preciso atualizar os pontos de acesso WI-FI com tecnologia atual e mais moderna. “Nosso maior desafio foi a implantação e atualização dos dispositivos APs num prazo muito curto de implantação. O sistema anterior era muito obsoleto utilizava tecnologia em 2,4Ghz, utilizando o próprio WI-FI com ponte de acesso até as praças, nada foi aproveitado do sistema anterior”, explica Rogério Prenholato, diretor de negócios e tecnologia da empresa Allcomnet.
Além de levar a conectividade a mais 45 pontos, inclusive aos locais mais remotos de Botucatu, a topologia da rede foi completamente alterada com fibra óptica até as praças e localidades provendo o sinal WI-FI com a tecnologia WI-FI MIMO, tanto em 2,4 GHz como em 5 GHz com os equipamentos com a classificação IP67 à prova d´água.
Fonte: IPNews