Botucatu mais uma vez foi destaque na avaliação de pré-certificação do Município VerdeAzul, programa do Governo do Estado, que avalia a gestão ambiental nos municípios de São Paulo. Nesta etapa, a Cidade obteve a nota 84,77, conquistando o terceiro lugar no ranking geral.
Neste ano, o Município VerdeAzul teve alterações em seu sistema de avaliação, dividindo as etapas de pontuação em três estágios.
A primeira avaliação para a pré-certificação ocorreu em junho, sendo que seriam classificados os municípios que alcançassem pontuação acima de 25.
Botucatu fez 63,16 pontos e conquistou o terceiro lugar no ranking.
Na segunda etapa da pré-classificação, os municípios precisavam alcançar 50 pontos e Botucatu, mais uma vez, teve nota acima da média: 84,77.
“É um orgulho muito grande conseguir essa pontuação alta. Isso mostra que nós estamos entre os melhores do Estado. Mesmo assim ainda temos muito o que melhorar e vamos continuar desenvolvendo ações para a gestão ambiental na Cidade”, explicou Marcio Piedade Vieira, Secretário Municipal do Verde.
O Município VerdeAzul avalia dez ações: sustentabilidade; estrutura e educação ambiental; conselho ambiental; biodiversidade; gestão das águas; qualidade do ar; uso do solo; arborização urbana; esgoto tratado; e resíduos sólidos.
A avaliação final do Município VerdeAzul será em dezembro e só ganharão o certificado os municípios que atingirem mais de 80 pontos, como Botucatu já garantiu a nota, receberá mais uma vez o Selo VerdeAzul, informou a Secretaria de Comunicação da Prefeitura.