O Departamento de Proteção Animal (DPA) da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) resgatou na tarde desta sexta-feira (21) um cão bastante debilitado que estava na Avenida Dante Delmanto, região norte., da cidade de Botucatu.

No local, a equipe do DPA constatou que o animal estava com aumento de volume na região de ânus, além de lesão com miíase (bicheira) em orelha direita, necessitando de atendimento veterinário urgente.

Com o apoio do Canil Municipal e Guarda Civil Municipal, o animal foi resgatado e encaminhado para uma clínica veterinária parceira. Após avaliação dos médicos veterinários, foi constatado que o estado de saúde do animal é grave, pois existe uma hérnia que está impedindo-o de defecar e urinar, provocando dor intensa, portanto vai entrar em cirurgia de emergência.

O tutor do animal foi identificado, mas não foi localizado pelo DPA e GCM. O caso será encaminhado para a Delegacia de Proteção Animal da Polícia Civil.

O Departamento de Proteção Animal atende de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 17:00 horas, através do 38114915 ou WhatsApp 998008351 (somente mensagens). Após horário comercial, finais de semana e feriados, os casos de urgência poderão ser acionados através do 153 da GCM ou 190 da Polícia Militar.