A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) foi acionada na tarde de quarta-feira, 30, para atender uma ocorrência de ataque de abelhas africanizadas no Jardim Riviera, Região Oeste.

O enxame estava em um sofá descartado em um barranco. Um caminhão de uma empresa particular estava fazendo a terraplanagem do local e quando a terra acertou o sofá, onde o enxame estava fixado, causou a defensividade das abelhas.

Um homem e uma mulher precisaram ser socorridos pelo resgate devido ao ataque dos insetos. Os agentes da VAS socorreram ainda três cães que também foram picados pelas abelhas.

Como o enxame estava fixado em um móvel descartado em um plano inclinado de difícil acesso, a VAS realizou o extermínio do mesmo.

Cuidado!

A VAS orienta a população a não realizar o descarte irregular de materiais inservíveis em terrenos, pois isso pode servir de abrigo para animais peçonhentos e vetores de doenças.

Sempre que se depararem com um enxame de abelhas ou ninho de vespas, não realizar o manejo se não tiver conhecimento técnico pra isso, uma vez que ação errônea pode desencadear o comportamento defensivo dos insetos ocasionando acidentes com pessoas e animais domésticos.

O atendimento de ocorrências envolvendo abelhas africanizadas e vespas é diário e pode ser acionado através do telefone (14) 3811-1609 de segunda a sexta, das 7h30 às 17 horas. Após horário comercial, finais de semana e feriados, o plantão da VAS deverá ser acionado pelo telefone 153 da Guarda Civil Municipal.