Um vídeo que mostra três coletores de lixo de Botucatu tem circulado bastante nas redes sociais. Um dos coletores, o mais descontraído, que simula que está escoltando o colega de trabalho, que recolhe os sacos de lixo das calçadas na Avenida Leonardo Villas Boas, sentido a Avenida Dante Delmanto, se chama Vitor Henrique Celestino, de 30 anos.

Ele foi demitido após esse vídeo ter viralizado nas redes sociais. A reportagem do Leia Notícias conversou com ele.

Vitor, que tem 30 anos e 5 filhos (um de 4 meses, um de 7 anos, um de 8 anos, um de 9 anos e um de 14 anos), trabalhava há 10 meses para a empresa Corpus Saneamento e Obra, terceirizada responsável pela Coleta de Lixo em Botucatu. Ele nunca havia recebido nenhuma advertência, mas após o vídeo foi advertido, punido com um dia de trabalho, e logo que retornou foi demitido.

“Eu estava feliz. Eu amava esse trabalho. Estava simulando que estava em um carro forte. Não fui eu quem filmei, foi uma moça que estava no carro de trás. Não estava expondo a empresa. Mas o encarregado me chamou, primeiro me deu uma advertência de um dia, quando retornei da punição, fui chamado de novo no escritório e disseram que a diretoria decidiu me mandar embora”, lamentou.

Em nota enviada à reportagem, a Corpus Saneamento e Obra falou sobre a demissão. “O Grupo Corpus esclarece que o colaborador envolvido na filmagem não faz mais parte do quadro da empresa por descumprimento das instruções de trabalho. Ao não agir de acordo com as regras de segurança laboral, ele colocou em risco a sua integridade física e dos demais coletores. A imagem em questão ainda viola o Código de Integridade e Ética, recebido e assinado por todos os colaboradores logo após sua contratação, que no artigo 9 dispõe sobre comunicações em nome do Grupo Corpus. As imagens, feitas durante o expediente, simulam uma prática de crime e atividade ilegal da qual a empresa não compactua e rejeita veementemente”, diz a nota.

 

 

Jornal Leia Notícias