Visitas foram ampliadas e orientações sobre cuidados para eliminar criadouros foram intensificadas para a população.

A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) de Botucatu intensificou durante a Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue, realizada de 21 a 25 de novembro, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Em 2022 Botucatu já registrou 262 casos de dengue.

Ao longo de toda a semana, os agentes de combate a endemias visitaram os imóveis onde há maior número de casos de dengue e também com o maior índice de larvas por imóveis. Durante as visitas, além de apresentarem a população informações sobre prevenção e manejo correto do quintal, as equipes também relembraram os principais sintomas de dengue e quando as pessoas devem procurar ajuda médica.

De acordo com dados da Vigilância, a maioria dos criadouros de mosquitos são objetos úteis e que fazem parte do quintal, como calhas, vasos de plantas e recipientes de alimentação animal. Nestes locais, é necessário ficar atento a objetos úteis que estão mal armazenados e que podem acumular água da chuva, além de realizar a higiene constante, lavando com água e sabão e evitando água parada, sempre que possível.

Já em caso de sintomas como dor no corpo, febre alta, manchas vermelhas na pele, é necessário procurar uma unidade de saúde.

Comunicação