A Cidade de Botucatu conquistou o Título Capital Cultural do Estado de São Paulo, concedido pelo Governo Paulista, na noite desta quarta-feira, 14.

No Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, o Prefeito Mário Pardini, ao lado da Secretária Municipal de Cultura, Cris Cury, recebeu o prêmio.

“Ganhamos recentemente o Prêmio Band Cidades Excelentes, quando fomos destaque frente a grandes municípios paulistas e fomos exemplo de gestão pública. Na última semana recebemos o Prêmio Top Destinos Turísticos na categoria Turismo Cultural e hoje estamos recebendo o Prêmio Capital Cultural, que reconhece cidades paulistas que mais investem no setor. E essa realidade nós vemos diariamente. Botucatu tem eventos culturais todos os dias! Temos artistas de todos os segmentos, equipamentos culturais, eventos, que colocam nosso Município a frente dos demais. Enorme carinho por todos nossos artistas, entusiastas da cultura e população, em especial, a nossa Secretária de Cultura, Cris Cury Ramos e equipe que juntos transformaram nossa cidade em um grande polo cultural de nosso interior. Botucatu é uma cidade Top Destino no Turismo, Excelente em Governança e Responsabilidade Fiscal e, agora, Capital Cultural do Estado de São Paulo”, comemorou o Prefeito.

O Prêmio “Capital Cultural”, visa reconhecer as cidades do Estado que mais investem no setor, considerando espaços públicos e particulares de cultura, equipamentos culturais, realização de eventos, mostras, shows, exposições, ações de fomento e de divisão cultural, bem como recursos destinados à área.

Outro critério determinante para o recebimento do título de Capital Cultural foi a contemplação de Botucatu para sediar a realização da Virada SP, em 2021 e em 2022.

Neste ano Botucatu concorreu e foi contemplado em 5 editais promovidos pelo programa “Juntos Pela Cultura” do Governo do Estado, sendo eles: Circuito Cultural, Arte Urbana, Tradição, +Gestão e Virada SP.

“Confesso: é quase indescritível a alegria que estamos sentindo! Ver que as sementes que plantamos estão florescendo, nos motiva a seguir no caminho que escolhemos: trabalhar pela Cultura com dedicação, seriedade e muita paixão! Botucatu é riquíssimo culturalmente. Recebemos inúmeros programas em parceria com o Governo do Estado porque os executamos com maestria, assim como fizemos em relação à aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc. Temos uma classe artística rica em diversidade de vertentes e de estilos. Muitos são os equipamentos públicos culturais que não se restringem aos prédios da Pinacoteca Fórum das Artes, Teatro Municipal, Espaço Cultural, Biblioteca, Museu Histórico e Pedagógico, Casa da Juventude. Contamos com uma Banda Municipal que completará em 2023, 75 anos de história. Nossa Orquestra Sinfônica já tem 35 anos e a Orquestra Jovem nos encanta a cada dia”, destacou a Secretária Municipal de Cultura, Cris Cury.

Sou imensamente grata à equipe da Secretaria de Cultura, que com sensibilidade e garra, não mede esforços para dar conta de cumprir as tarefas burocráticas, orçamentárias, editais, eventos, planejamento, organização e manutenção dos espaços!

Botucatu realmente merece o título de Capital Cultural”