Por lei, cada unidade de saúde pode ter um conselho próprio, vinculado ao Conselho Municipal de Saúde no que refere a suas deliberações.

Na última sexta-feira, 29, foi realizada a posse do Conselho de Unidade da Vila São Lúcio. A formalidade foi realizada pela Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fernanda Labanca, na presença dos conselheiros eleitos.

Os Conselhos de Unidade de Saúde (CONUS) são canais de participação popular nas decisões da administração pública na área da saúde dentro de sua abrangência. Cada posto de saúde pode ter o seu.

Criados em Botucatu pela Lei 3263 de 12 de Agosto de 1993, conta com regimento próprio e é vinculado ao Conselho Municipal de Saúde no que refere a suas deliberações.

Os CONUS são constituídos por membros eleitos entre gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde de cada Unidade de Saúde. É forma  de participação da sociedade e de fortalecimento da cidadania para a Construção de um SUS cada vez mais democrático e voltado para as necessidades de todas as pessoas.

A Presidência do Conselho Municipal de Saúde, parabeniza toda a equipe do Posto de Saúde da Vila São Lúcio, toda a Comunidade e ao Grupo de Trabalho GAC (Grupo de Apoio aos Conus) que não mediu esforços para que a eleição deste Conselho fosse possível.