No próximo domingo, 3, às 17 h, o Paratodos Cineclube exibirá o documentário A Barca do Sol (1986), última obra da trilogia dirigida por Leon Hirszman. Este filme retrata o trabalho da psiquiatra Nise da Silveira com pacientes diagnosticados com esquizofrenia, destacando o uso da arte como terapia para facilitar o diálogo entre o inconsciente e o consciente, inspirado pela mitologia e pela psicologia junguiana.

O documentário inclui a experiência de Carlos Petrius, que relata ter tido “a visão do planetário de Deus” antes de sua internação psiquiátrica. As pinturas que ele produziu durante o tratamento são analisadas pela doutora Nise, revelando aspectos profundos e mitológicos do inconsciente humano.

O evento contará com a participação especial de Laís Ferreira, pesquisadora e mestre em Comunicação pela UFF, com ampla experiência em crítica de cinema. Autora de três livros e ex-editora da revista Movente, Laís contribuirá com reflexões sobre a obra e o papel da arte no tratamento da saúde mental.

Esta é uma oportunidade única para apreciar o cinema como um portal de autoconhecimento e transformação.

A ação é realizada com recursos do Edital da Lei Paulo Gustavo – 195/2022 – Município de Botucatu.


Serviço:
Exibição do documentário A Barca do Sol
Data: 03 de novembro (domingo)
Horário: 17h
Classificação: Livre
Local: Sede do Cineclube Paratodos
– Rua Pedro Delmanto, 677 – Jardim Paraíso
ENTRADA GRATUITA

Fonte: PMB