A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) de Botucatu foi acionada nesta quarta-feira, 13, para avaliar um enxame de abelhas, em um condomínio residencial na região sul.
Chegando ao local, a equipe da VAS constatou que se tratava de um enxame migratório de abelhas africanizadas, que se agrupou em um veículo que estava estacionado.
De acordo com a VAS, os enxames migratórios são grupos viajantes de abelhas africanizadas e ocorrem com maior frequência entre setembro e final de março (primavera-verão). “É muito comum um enxame migratório, principalmente de abelhas africanizadas, repousarem em arbustos, beirais de telhado, lixeiras, entre outros locais, por um período de até 48 horas antes de seguirem viagem e se fixarem em ambiente favorável. Os enxames migratórios não costumam ter comportamento defensivo, porém ao se sentirem ameaçadas podem ferroar”, explicou a Vigilância, que isolou o local e orientou aos moradores a não molestarem as abelhas, pois no final da tarde a equipe irá até o local realizar a captura do enxame
Para evitar riscos de acidentes envolvendo seres humanos e animais, o manejo de abelhas e vespas só deverá ser feito por pessoas capacitadas tecnicamente.
A VAS atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Aos finais de semana e feriados, o plantão da VAS deverá ser acionado através do 199 da Guarda Civil Municipal.
Botucatu Online