O Projeto Trilha Casa da Natureza, da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, sob coordenação geral da Professora Renata Cristina Batista Fonseca, visitou com a equipe do projeto a Trilha Ecológica na Escola Hernâni Donato, na quarta-feira, dia 19 de junho.

Esta ação já estava prevista como uma das etapas do projeto “Casa da Natureza da Unesp Botucatu e Escolas Municipais Integrais: Parceria de Educação Ambiental”, escrito por Vinícius Nunes Alves, professor de Experiências em Ciências da Natureza da rede municipal.

A Trilha Ecológica tem cerca de 300 metros e possuem diversas estações, como comedouro de aves, nascente Ibiaçá, Bosque Encantado, Mirante do Cerrado, brejal, área de regeneração, córrego Pinheirinho e mata de galeria da Floresta Estadual de Botucatu.

Antes da trilha, a equipe da Casa da Natureza foi recebida pelos alunos e professores dos 5º anos da EMEFI Hernâni Donato, além do Passarinhando: Educação Ambiental e Conservação, projeto de extensão do Instituto de Biociências de Botucatu da Unesp que atua na escola desde 2019.

Ao longo da trilha, os alunos dos 5º anos apresentaram para os convidados a importância e as características principais de cada estação, terminando na roda de conversa da mata de galeria, onde os alunos fizeram charadas ecológicas para os visitantes, cantaram a canção Encanto do Cerrado e compartilharam suas percepções sobre a atividade e apresentaram aos convidados uma peça de teatro que trata sobre ciclo e tratamento da água.

A visita contou ainda com a presença de Silvia Lima Borgato diretora da escola e Cristiane Messias, coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação, as quais exaltaram a importância de experiências interativas e interdisciplinares de educação ambiental em espaços ricos e até então pouco conhecidos que vão além da sala de aula.

Fonte: PMB – Fotos: Divulgação