A Prefeitura de Botucatu (SP) está organizando uma ação como parte da pesquisa sobre a efetividade da vacina Oxford/AstraZeneca para aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em que não compareceu nas ações de vacinação em massa.

A ação vai ocorrer neste sábado (28) no Largo da Catedral das 8h às 15h. De acordo com a prefeitura, cerca de 3 mil pessoas ainda não completaram o ciclo de imunização na cidade.

Para receber o imunizante os moradores precisam apresentar o número do CPF, documento com foto e a carteirinha de vacinação que comprova a aplicação da primeira dose.

Após o segundo caso da variante delta ter sido confirmado na cidade no dia 23 de agosto, apenas 5 dias depois do registro do primeiro caso confirmado da variante, a prefeitura levantou um alerta para o risco de transmissão comunitária do coronavírus.

Isso porque, segundo o secretário de Saúde, os casos não tinham relação entre si. Por isso, a importância da manutenção dos cuidados preventivos contra a doença e a vacinação dos faltosos que ainda não completaram a imunização é tão importante para conter a pandemia.

A informação foi divulgada pela Unesp, que é responsável pelo sequenciamento genético dos casos de Covid registrados na cidade. 

Segundo informações da universidade, o primeiro caso positivo para variante delta faz parte das amostras colhidas entre os dias 1 e 7 de agosto, ou seja, antes da aplicação da segunda dose do imunizante nas ações de vacinação em massa, que foram realizadas em duas ações.

Além desta imunização organizada no sábado, os postos de saúde da cidade também continuam vacinando a população contra a Covid das 8h às 17h durante a semana.

Faltosos segunda dose

A primeira ação para aplicação da 2ª dose da vacinação em massa da população adulta de Botucatu foi feita no dia 8 de agosto quando as 61.731 pessoas que haviam recebido a primeira dose no dia 16 de maio completaram o ciclo de imunização.

Já na segunda etapa organizada no dia 14 de agosto para o público que recebeu a primeira dose no dia 22 de maio somente 4.284 moradores da cidade compareceram para tomar a segunda dose. Quando eram esperadas pela prefeitura, 7 mil pessoas incluindo os faltosos da primeira ação do dia 8.

 

74,53% da população com a 2ª dose

Pesquisadores que acompanham o estudo de efetividade da vacina veem a queda de casos e internações como reflexo da primeira dose da Oxford/AstraZeneca, mas o acompanhamento dos números pode reforçar essa relação.

Até esta quarta-feira (25), segundo dados do Vacinômetro, após as ações de vacinação em massa, dos cerca de 148,1 mil habitantes de Botucatu, 110.406 receberam a 2ª dose, o que equivale a 74,53% moradores completamente imunizados.

G1