Vitor R.G. Mercadante, formado em Medicina Veterinária no ano de 2010, pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu o prêmio de “Outstanding Early Career Animal Scientist – Research”, oferecido pela American Society of Animal Science – Southern Section (ASAS), que prestigia seus associados que atuam na área acadêmica há menos de 10 anos e que se destacaram na área de pesquisa.

Durante sua graduação na FMVZ, Vitor foi orientado pelo professor Jose Luiz Moraes de Vasconcelos, o Zequinha, e trabalhou ativamente na CONAPEC Jr. (Consultoria Agropecuária Jr.), empresa Junior integrada por estudantes da FMVZ. Após sua graduação, Vitor realizou mestrado (2012) e doutorado (2015) na Universidade da Florida, onde foi orientado pelo professor Cliff Lamb, com enfoque na área de fisiologia reprodutiva de bovinos de corte.

Em 2016, Vitor assumiu o cargo de Professor Assistente e Especialista de Extensão no Departamento de Zootecnia na Virginia Tech. Em 2019, assumiu o cargo de Professor Afiliado na Escola de Medicina Veterinária da Virginia Tech e atua como pesquisador no Departamento de Clínica de Grandes Animais.

Desde 2016, Vitor atua na área de reprodução de bovinos de corte e produz pesquisa focada em fisiologia da reprodução, desenvolvimento embrionário, biotecnologias e manejo reprodutivo. Seu grupo de pesquisa recebeu mais de 3.5 milhões de dólares em financiamentos, publicou 40 artigos e 81 resumos científicos, 3 capítulos de livro e mais de 50 artigos de extensão e matérias populares. Entre outras atividades de extensão, Vitor é membro eleito e diretor-presidente da Beef Reproduction Task Force, grupo de grande relevância que gera recomendações e define protocolos para o manejo reprodutivo de gado de corte nos Estados Unidos.

Vitor sempre quis ser veterinário e atribui sua paixão pela pecuária a seu avô, Oripes Gomes, que foi agricultor e pecuarista. Durante a faculdade ao trabalhar com o professor Zequinha na CONAPEC Jr. ele teve contato com a pesquisa aplicada, o que abriu novos horizontes na sua carreira. Seu plano inicial era de trabalhar como consultor de campo, mas esse plano foi mudando conforme as experiências com pesquisa e a área acadêmica foram acontecendo. “Sempre tive sorte de me cercar com pessoas fantásticas, que são muito melhores e mais inteligentes do que eu. Esse prêmio é um reflexo disso e eu gostaria de dividi-lo com meus alunos, todos os outros pesquisadores que colaboram comigo e são grandes mentores e amigos, e especialmente com minha família que sempre me apoiou”.

Vitor e sua esposa Paula, que também é médica-veterinária formada pela FMVZ, têm dois filhos, Oliver e Kaio, e moram em Blacksburg, no estado da Virginia.

 

 

Comunicação