Conteúdo orienta sobre os cuidados que devem ser realizados durante o período de recuperação pós-cirúrgica

Recuperar-se bem após um procedimento cirúrgico é fundamental para a retomada da qualidade de vida de todo paciente, ainda mais quando se trata de uma intervenção em um dos órgãos mais importantes do corpo humano, que é o coração. O que pode ser feito e o que deve ser evitado após uma cirurgia cardíaca? Quais são os cuidados que devem ser realizados quando o paciente volta para a casa?

Para esclarecer estas e outras dúvidas frequentes, no final de 2022, o Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) lançou, em parceria com o Serviço de Reabilitação e a Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso, um Manual específico para orientar a reabilitação dos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca no Hospital.

Lançado em formato digital (e-book), o Manual foi elaborado por uma equipe multidisciplinar, composta por fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, com orientações sobre os cuidados que devem ser realizados durante o período de recuperação pós-cirúrgica. Além disso, informações sobre o funcionamento do coração e as principais cirurgias cardiovasculares também fazem parte do conteúdo.

O Manual foi escrito pelo Chefe do Serviço de Cirurgia Cardiovascular do HCFMB, Dr. Marcello Laneza Felicio, pela fisioterapeuta supervisora do Serviço de Reabilitação, Dr.ª Letícia Cláudia de Oliveira Antunes, pela fisioterapeuta Gabriela Vieira de Paula e pela residente Ingrid de Oliveira. Participaram, como colaboradores, os médicos do Serviço de Cirurgia Cardiovascular Dr. André Monti Garzesi, Dr. Flávio de Souza Brito e Dr. Leonardo Rufino Garcia, além das docentes Dr.ª Cassiane de Santana Lemos e Dr.ª Claudia Maria Silva Cyrino, do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp). A diagramação e editoração ficaram a cargo de Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira, do Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias da Informação em Saúde (NEAD.TIS) da FMB.

Gabriela conta que a ideia surgiu a partir do início dos trabalhos da UTI Cardiológica no Hospital, em julho do ano passado, para melhorar o planejamento da educação do paciente no processo de alta hospitalar. “Com o passar do tempo, percebemos que, ao saírem do Hospital, os pacientes entravam em contato com a equipe para esclarecer várias dúvidas sobre o pós-operatório e, a partir disso, elaboramos o e-book”.

As páginas do Manual explicam, de uma forma simples, a cirurgia realizada, as dúvidas freqüentes e os principais sinais de alerta de quando procurar imediatamente um atendimento médico. “Quando iniciei meu ciclo da residência na UTI cardiológica, percebi esta necessidade de realizar orientações completas, com relação à recuperação após a alta hospitalar. Este e-book contém todas as orientações necessárias, com intuito de promover uma melhora da qualidade de vida”, aponta Ingrid.

Dr.ª Letícia afirma que, além do Manual, as orientações pós-cirúrgicas são dadas pessoalmente pela equipe no horário da visita, não somente ao paciente, mas também ao acompanhante. “Diversos pacientes vieram até nós elogiando a iniciativa, pois facilita a consulta das informações e favorece o autocuidado, aumentando a adesão ao tratamento e prevenindo possíveis complicações”.

Já Dr. Marcello comenta que, após uma cirurgia cardíaca o paciente passa por várias etapas de recuperação e, para o sucesso do tratamento, todas as fases de recuperação são importantes e devem ser respeitadas. “A reabilitação inicia na UTI, depois na Enfermaria e dá continuidade após a alta hospitalar do paciente. A veiculação do Manual de Orientação está interligada ao desenvolvimento de um serviço de reabilitação do Programa Transplante Cardíaco do HCFMB, confere segurança ao paciente e otimiza o retorno de suas atividades”.

e-book “Cirurgia Cardíaca – Manual de orientações aos pacientes” está disponível gratuitamente para consulta dentro do site do HCFMB neste link.

Assessoria / Foto: Bruno Giraldi