A SAS Brasil, startup social que leva saúde especializada a regiões de vulnerabilidade em todo o país, uniu-se à Drogaria São Paulo e à Roche, para retomar uma ação inovadora: o Hemocentro Itinerante SAS Brasil. Depois de passar pela região metropolitana de São Paulo, em 2020, e por cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal, em 2021, o banco de sangue móvel retoma a ação de volta ao estado de São Paulo. O banco de sangue móvel chega em Botucatu, de 27 a 30 de abril, com apoio do Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Sabesp, Governo do Estado de São Paulo, Polícia Militar de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Botucatu. As doações podem ser feitas das 8h às 16h, em frente à Prefeitura, ao lado da Catedral (Pç. Prof. Martinho Nogueira, Centro, Botucatu-SP), com agendamento prévio pelo site sasbrasil.org.br/hemocentro.

Todas as doações realizadas nesta semana na carreta  itinerante serão destinadas ao Hemocentro do HCFMB, que é o serviço de Referência Técnica responsável por garantir a manutenção dos estoques de sangue não só do Complexo HCFMB, mas também das microrregiões do Polo Cuesta, Avaré, Jaú; entre outras, totalizando 30 municípios, 10 agências transfusionais e uma clínica privada.

Em 2020, a SAS Brasil deu início ao Hemocentro Itinerante, com o intuito de contribuir com a coleta de sangue nos hemocentros brasileiros, além de fomentar a cultura de doação de sangue no país. Naquele ano, ao longo de cerca de dois meses e meio, mais de 2,1 mil pessoas doaram, beneficiando potencialmente quase 9 mil pacientes. Durante a campanha, a carreta foi adaptada para as doações em linha com as normas de segurança sanitária de prevenção à covid-19. Em 2021, centenas de pessoas doaram mais de 600 litros de sangue, que beneficiaram mais de 5 mil pacientes que precisam de transfusão. Em 2022, 987 pessoas já fizeram a doação de sangue e mais de 3,9 mil serão potencialmente beneficiadas. Já são 469 litros de sangue doados só neste ano. A carreta já rodou mais de 765 km em 2022.

Confira o balanço:

Dados totais de 2022, até o momento:

1.071 doações;

39% doaram pela primeira vez;

4.284 potencialmente beneficiadas;

509 litros de sangue coletados;

874 km rodados pela carreta.

Dados totais de 2020 a 2022 (até 11 de abril):

4.546 doações;

Mais de 18 mil pessoas potencialmente beneficiadas;

Mais de 2.100 litros de sangue coletados;

Mais de 8.200 km rodados pela carreta.

Segundo dados do Ministério da Saúde, menos de 2% da população brasileira doa sangue regularmente no país. A recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) é a de que esse número seja próximo a 5%. Com a pandemia, os estoques dos principais hemocentros brasileiros sofreram reduções significativas: mesmo pessoas que já tinham o hábito de doar sangue deixaram de ir aos centros recolhedores.

“Utilizar a carreta com impacto entre uma e outra expedição da SAS Brasil sempre foi um objetivo nosso”, diz a médica Adriana Mallet, CEO da organização. “Ver este projeto entrar no terceiro ano, ainda mais maduro e com números tão significativos e parceiros tão importantes como a Drogaria São Paulo e a Roche nos faz imensamente felizes”, completa. “Acreditamos ser muito importante fomentar nos brasileiros a cultura do doar, e a doação de sangue é um ato simples e generoso que salva vidas”.

Para ampliar o alcance da ação, a SAS Brasil conta, desde 2021, com o patrocínio do Grupo DPSP (formado pelas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo), que também tem em suas premissas o atendimento de qualidade e o acesso efetivo à saúde. “Esse é um projeto pioneiro que nos enche de orgulho pela sua relevância e abrangência”, ressalta Andrea Sylos, diretora comercial e de Marketing do Grupo DPSP. “O número de doações caiu muito durante a pandemia e o Hemocentro Itinerante se propõe a reverter esse cenário. É a primeira vez que uma rede de farmácias viabiliza uma ação como essa no país”, diz ela. Segundo a executiva, “com a carreta, aproximamos os hemocentros de locais com amplo movimento, estimulando ainda mais pessoas a realizar esse gesto de solidariedade tão importante e necessário. A primeira fase do projeto foi um sucesso e não tenho dúvidas de que conseguiremos repetir esses bons números nas cidades de São Paulo também”.

A fim de somar mais esforços, a farmacêutica Roche, parceira da SAS Brasil desde a criação da startup, em 2013, também patrocina o Hemocentro Itinerante em 2022, a exemplo do que fez em 2020. “A queda nas doações de sangue é um cenário preocupante, que foi acentuado em meio à pandemia e demanda atuação proativa e solidária em prol da reposição dos estoques dos hemocentros”, comenta Adriana Lima, Gerente Jurídica, de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Roche Farma. Seguindo o nosso propósito de não deixar nenhum paciente para trás, mais uma vez a Roche se alia à SAS Brasil, para incentivar os cidadãos a exercer um ato humanitário e simples que pode salvar vidas”, completa a executiva.

Serviço: Hemocentro Itinerante SAS Brasil – Drogaria São Paulo e Roche (etapa SP)

Data: 27 a 30 de abril (quarta a sexta e sábado)

Horário: das 8h às 16h e sábado das 8h às 13h

Endereço: Em frente à Prefeitura, ao lado da Catedral (Praça Prof. Martinho Nogueira, Centro, Botucatu-SP)

Para agendar a doação é necessário acessar o site do Hemocentro Itinerante SAS Brasil.

 

Assessoria