Um dos principais pontos turísticos e de lazer de  Botucatu permanecerá fechado ao público nas próximas semanas. A Fazenda Experimental Lageado, vinculada  à Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (FCA) não deve seguir as determinações do governo paulista que autoriza a reabertura de espaços públicos.

Em nota oficial, a diretoria da FCA esclarece, por meio de nota oficial, que o Lageado “não está incluída no rol de parques urbanos e unidades de conservação estaduais que tiveram sua reabertura autorizada pelo Governo do Estado de São Paulo.” Nesta semana o governador João Dória anunciou que parques estaduais e outros espaços públicos terão autorização de acesso público a partir deste sábado, 1º de agosto.

A  nota ressalta que “continuam em vigor as medidas restritivas no acesso à Fazenda, tomadas em obediência a determinações legais expedidas pelo Governo do Estado de São Paulo e em atenção a recomendações do Comitê Unesp Covid-19 e autoridades sanitárias. Esperando que essa situação excepcional seja superada e que, muito em breve, seja possível abolir as restrições de acesso à Fazenda Lageado, solicitamos a compreensão e a colaboração de todos”.

O Lageado está inacessível ao público desde as primeiras medidas restritivas devido à pandemia de Covid-19, ainda em março de 2020. Somente funcionários, professores e pesquisadores com experimentos têm autorização de acesso às dependências. A fazenda, que não é classificada como parque estadual mas sim como parte do câmpus da Unesp, é um dos principais pontos de prática esportiva e de lazer para milhares de  botucatuenses. Desde seu fechamento, diversas mobilizações na internet pedem a reabertura do espaço.

 

Notícias Botucatu