O médico e professor Antonio Luiz Caldas Junior e o economista João Carlos Vieira são os autores da obra que conta a história da pandemia em Botucatu.
Enquanto o mundo parava para lidar com um novo vírus altamente transmissível, que deixou muitas pessoas em estado grave de saúde e ceifou mihões de vidas, Botucatu foi palco de estudos importantes.
Antonio Luiz Caldas Junior, Professor da Faculdade de Medicina de Botucatu, e João Carlos Vieira, economista, reuniam-se diariamente para coletar dados, indicadores, projeções e tecer análises sobre o combate à Covid-19 em Botucatu (e no mundo) no período de 2020 a 2022, que foram disponibilizados de maneira didática nas redes sociais.
Essas informações, junto com ilustrações e fotografias e dezenas de crônicas escritas por diversos autores durante o período, estão agora reunidas no livro “Memórias da Pandemia”, que será lançado no dia 29 de junho em Botucatu e estará disponível para venda a partir do dia 30 de junho.
Com prefácio do Prof. Dr. Pasqual Barretti, Reitor da Unesp, este diário abrange cerca de 400 páginas e 56 fontes de institutos de pesquisa que organizam informações acessíveis e confiáveis ao público, apresentando-as em tabelas e gráficos, indo além de meros dados brutos.
Segundo o reitor, o livro é fruto de um inovador projeto que une Medicina, Estatística e uma profunda dimensão humana e cidadã: “Se no Brasil e no estado de São Paulo havia o trabalho de grandes meios de comunicação, na região de Botucatu Caldas e Vieira foram os responsáveis pela divulgação de dados locais, informando de forma ética e precisa a situação vivida em nossa região, sempre com base científica e responsabilidade social.”
O livro será vendido em sites de venda (Shopee, Mercado Livre e Amazon) e presencialmente na Papirus ou diretamente com os autores, a partir do dia 30 de junho.
Contatos: 14 99775.7833 (Prof. Caldas) | 14 99811.8290 (J.C. Vieira)