Toda vez que são divulgados números da ocupação do Hospital das Clínicas de Botucatu ocorre uma grande discussão nas redes sociais, algumas pessoas afirmando que são pacientes de fora e que não seriam moradores de Botucatu que estão ocupando os leitos Covid superlotados. Essa informação está incorreta.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu atende pacientes de 68 cidades do interior paulista, porém uma grande parte dos internados por Covid-19 ainda é de moradores de Botucatu.

De acordo com os últimos números divulgados pela Prefeitura de Botucatu e pela assessoria do Hospital das Clínicas, 42,3% dos pacientes internados por Covid-19 no HC são munícipes de Botucatu.

 

No momento, o HC tem 130 pacientes internados, segundo dados divulgados na manhã desta quarta-feira, 30, pelo Hospital. Deste total, segundo divulgado na noite de terça-feira, 29, pela Prefeitura, 55 são de Botucatu, o equivalente a 42,3%.

Em relação a números da UTI Covid do HC, que está superlotada, com 107% de ocupação, mais da metade são moradores de Botucatu (53,5%). A UTI Covid do HC está com 43 pacientes internados, deste total 23 são moradores de Botucatu, segundo divulgado pela Prefeitura.

Já dos 87 pacientes internados na Enfermaria Covid do HC, 32 são munícipes de Botucatu, o equivalente a 37% das vagas.

 

No hospital particular

No Hospital da Unimed a porcentagem é praticamente a mesma em relação a UTI. Neste momento são 9 pacientes internados na UTI Covid da Unimed, segundo a Assessoria. Deste total, 4 são de Botucatu (44,5% das vagas estão ocupadas por munícipes da Cidade).

Botucatu ainda conta com outros 11 internados em enfermaria Covid no hospital particular.

 

Botucatu Online