Alunos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, desenvolveram um material didático a partir de resultados de pesquisa científica “Perfil de Acumuladores de Animais e suas Implicações na Saúde Única”, sob a orientação da professora Noeme Sousa Rocha.

Os alunos criaram cartilha e vídeo voltada para estudantes e profissionais da Medicina Veterinária, mas também para o público em geral, de modo a contribuir com informações sobre bem-estar animal, identificar lesões de maus tratos em animais e esclarecer sobre como abordar casos de acumulação.

Além disso, foi desenvolvido um manual contendo as principais zoonoses encontradas dentro da rotina médico veterinária, de extrema valia para o contexto desses acumuladores e voltado para os profissionais que atuem norteados pelo conceito de Saúde Única.

“A iniciativa de envolver alunos, professores e demais pessoas da sociedade não é nova, para mim. No entanto, tomou corpo com o apoio da FMVZ somado ao Edital Ciências Forenses, da Capes, que envolveu Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Polícia Federal, Faculdade de Medicina da USP, além da própria Unesp”, conta a professora Noeme.“Os alunos mostraram muita responsabilidade, habilidade, atitude e capacidade de trabalho em grupo, elaborando planilhas e reuniões, sem, contudo, deixar de lado seus compromissos em sala de aula, seus projetos, entre outras atividades. Me orgulha ter tido a experiência de acompanhá-los”.

Participaram do trabalho os alunos de graduação, Ana Júlia Motta da Costa, Fernanda Barthelson Carvalho de Moura, Fernando Carmona Dinau, Larissa Freire da Silva, Maria Eduarda Rocco Martinelli, Nayara Fagundes Domingos Souza, Pedro Pol Ximenes, Teng Fwu Shing e Victoria Ghedin, além da pós-graduanda Natália Freitas de Souza, com a contribuição dos professores Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt e Felipe Fornazari.

A cartilha pode ser acessada aqui.

O vídeo pode ser acessado aqui.

O manual de zoonoses pode ser acessado aqui.

 

Assessoria