Nos últimos dias, pelo menos 5 famílias moradoras do Jardim Ypê em Botucatu encontram escorpiões dentro de suas casas e quintais.

No dia 22 de dezembro, um morador da Rua Manoel Sobrino encontrou dois escorpiões dentro de sua casa. ” Tenho duas crianças menores de 2 anos e estamos com muito medo que elas possam ser picadas pelos escorpiões”, relatou o morador.

Outra moradora relatou que apesar de manter sua casa sempre limpa e protegida, escorpiões, ratos e baratas são atraídos pelo lixo jogado em terrenos baldios e áreas verdes da região. “Tem muito terreno com mato alto sem manutenção no bairro, não sabemos o que fazer”, desabafou a mulher.

Botucatu: Moradores que não limparem terrenos serão multados

Os moradores de Botucatu que não realizarem a limpeza de seus terrenos poderão ser multados, de acordo com um decreto publicado pela prefeitura. A medida foi tomada para conter a proliferação de escorpiões e mosquitos da dengue na cidade.

Os proprietários de terrenos e imóveis devem fazer a limpeza até a próxima quinta-feira (7). Após esse prazo, caso o serviço não seja feito, uma equipe da prefeitura fará a limpeza do local e irá cobrar pelo trabalho, além de aplicar uma multa de R$ 5,50 por metro quadrado.

O decreto está em vigor pelo prazo de 90 dias. Além da limpeza, agentes de saúde farão vistorias nos locais de possíveis criadouros do mosquito.

Os terrenos sujos podem ser denunciados por meio do Balcão da Cidadania pelos telefones (14) 3811-1401 ou 3811-1431, ou então pela Zeladoria, por meio do telefone (14) 3811-1428.