Objetivo do evento foi sensibilizar os gestores municipais sobre o potencial e benefícios da ferramenta.
Na sexta-feira, 15, o Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a capacitação sobre implementação da classificação internacional de funcionalidade e incapacidade e Saúde – CIF que é uma ferramenta da Organização Mundial da Saúde, marco teórico para a reabilitação. O evento ocorreu na Faculdade Galileu.
A capacitação contou com a palestrante Drª Maria Cristina Pedro Biz, atualmente Consultora da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos; Pós-Doutora pelo Programa Interdisciplinar em Ciência da Saúde pela UNIFESP; e organizadora do livro: Implantando a CIF e Colaboradora do Grupo CIF Brasil.
Com o objetivo de sensibilizar os gestores municipais sobre o potencial e benefícios da ferramenta, apresentar o modelo e suas utilizações como ferramenta clínica, epidemiológica e como ferramenta de informação o sistema e gestão de serviços; avaliar a utilização da CIF em contextos multidisciplinares nos processos de avaliação e programação, cumprindo aspectos legais como a Resolução Nº 452/20152 – Conselho Nacional de Saúde (C.N.S.).
A ação foi focada para:
– Gestores e Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu;
– Profissionais da saúde conveniados à Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu;
– Membros dos Conselhos Municipais (Saúde, Idoso e Pessoa com Deficiência);
– Gestores da Secretaria Municipal de Educação de Botucatu;
– Gestores da Secretaria Municipal de Assistência Social de Botucatu.