A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria do Verde, recebeu no mês de maio, a doação de 2,3 mil mudas de árvores frutíferas. 2 mil foram doadas pela Usina São Manuel e as outras 300 pelo voluntário Edmundo Paganini. As mudas já estão à disposição do Viveiro Municipal e serão utilizadas para a formação de pomares urbanos.
“Nós já começamos a plantar árvores frutíferas em áreas verdes da Cidade. Esses pomares são solicitados pelos moradores, que se comprometem a cuidar das árvores após o plantio. Além de deixar o bairro mais bonito, os pomares servem como alimentação à população”, conta Márcio Piedade Vieira, Secretário do Verde.
Os pomares urbanos podem ser implantados em áreas verdes públicas e particulares. Para isso, os moradores devem solicitar o plantio das mudas à Secretaria do Verde, que avaliará a área e doará a planta.
Também é possível solicitar o plantio de na calçada da residência, por meio do Disque Árvore.
O morador liga para o Viveiro Municipal, preenche o cadastro, com endereço, e a equipe da Secretaria do Verde faz a visita técnica para a avaliação do espaço, a indicação da muda adequada e o plantio da árvore, sem custo ao proprietário do imóvel.
Desde que foi implantado, em dezembro de 2017, o Disque Árvore já plantou 1,3 mil árvores em calçadas, áreas verdes e escolas da Cidade. Desde o pedido até o plantio, a Secretaria do Verde leva de 15 a 20 dias, informou a Secretaria de Comunicação.