Botucatu iniciou nesta segunda-feira, 17, a vacinação de crianças com comorbidades, informou o prefeito Mário Pardini (PSDB), em entrevista ao Jornal da Clube Gente, mas quantidade de doses recebidas foi pequena.

De acordo com o Prefeito, “na última sexta-feira (14), Botucatu recebeu uma grade com 600 doses da vacina infantil, que serão aplicadas inicialmente em crianças com comorbidades”, destacou o prefeito.

Para a imunização, os pais ou responsáveis devem levar as crianças até o Espaço Saúde, localizado na Avenida Santana, 323, Centro, das 8 às 16h30

Pardini relatou ainda que não haverá um dia de vacinação em massa conforme vem ocorrendo na vacinação de adultos com a AstraZeneca. A vacinação das crianças vai seguir o calendário oficial do Plano Nacional de Imunização.

“Assim que recebermos novos engradados de vacina, colocaremos imediatamente na rede de saúde a disposição do público, vacinando após as crianças com comorbidades, pelas idades maiores para as menores, começando com as crianças de 11 até os cinco anos”, salientou.

 

São consideradas comorbidades: Diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossupressão, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, Síndrome de Down, cirrose hepática, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, e doenças neurológicas crônicas.

 

Baixa Adesão

O prefeito também lamentou a baixa adesão dos adultos que não atualizaram as vacinas atrasadas, no último sábado. “Lamento, fico entristecido, mas não vamos jogar a toalha, estamos pedindo aos mais de 16 mil botucatuenses que estão com vacinas atrasadas, que esperamos, sejam atualizadas o quanto antes”, disse.

 

Fonte: Clube FM