A prefeitura de Botucatu (SP) divulgou que, em menos de um mês, os casos de dengue na cidade tiveram um aumento de 355%.No mês de abril, havia apenas nove pessoas com a doença e, neste mês de maio, já foram registrados 41 casos no município.

Segundo a Vigilância Ambiental de Botucatu, a maior parte dos casos foram registrados nas regiões norte e leste da cidade, porque nestes locais há um ambiente mais propício ao ciclo de transmissão da doença, por já terem a presença do mosquito.

Ainda de acordo com a vigilância, 80% dos criadouros do mosquito são de recipientes das casas, como pratos de plantas, bebedouros de animais domésticos, ou nas calhas e ralos com escoamento inadequado.

Para tentar conter o avanço da doença, a prefeitura está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, com visitas diárias às casas para fazer um ‘bloqueio” e evitar os possíveis focos da doença.

Casos de dengue também estão sendo registrados em outras cidades do centro-oeste paulista conforme dados divulgados pelas prefeituras — Foto: Reprodução/ TV TEM

Casos de dengue também estão sendo registrados em outras cidades do centro-oeste paulista conforme dados divulgados pelas prefeituras (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Além disso, são feitas nebulizações por todos os bairros do município para conter a proliferação do mosquito na sua fase adulta.

Fonte: G1 – Foto: Raul Santana/Fiocruz/Divulgação