No próximo sábado, 25 de maio, todas as unidades de saúde de Botucatu estarão abertas das 8 às 13 horas para realizar uma grande ação de vacinação contra a Influenza, Covid-19 e Poliomielite.
 
A Influenza e a Covid-19 continuam sendo ameaças de saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas. Sendo assim, recomenda-se aproveitar a oportunidade de as unidades estarem abertas para atualizar a situação vacinal.
 
As doses contra influenza podem ser tomadas por qualquer pessoa a partir dos 6 meses de idade, desde que não tenham alergia ou contra indicação médica. Já as doses contra a Covid-19 serão aplicadas em crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, com a dose monovalente do imunizante. E a vacina contra a Poliomielite será aplicada em crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), como prevê o Plano Nacional de Imunização (PNI).
 
A Campanha de vacinação tem como objetivo imunizar 95% da população contra as doenças e a ação se faz necessária, para prevenir casos grave e hospitalizações.
 
Em Botucatu, as doses da vacina estão disponíveis em todas as 22 unidades de saúde, além das salas noturnas de vacinação. Para tomar o imunizante, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, e portarem documento com foto e carteirinha de vacinação. Os adultos, documento com foto e carteira de vacinação.
 
Vacinação simultânea:
 
As vacinas contra Influenza, Covid-19 e Poliomielite podem ser administradas na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Estadual de Vacinação e também com outros medicamentos.  Assim, recomenda-se aproveitar a oportunidade da Campanha para atualizar todas as vacinas.
 
Sobre a imunização:
Poliomielite:
Publico alvo: menores de 5 anos.
As crianças menores de 1 anos de idade serão vacinadas conforme a situação vacinal do esquema primário, já as de um ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) poderão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário.
 
Covid-19:
Publico alvo: crianças de 6 meses a menores de 5 anos e grupo prioritários – gestantes, puerperas, pessoas acima de 60 anos e imunocomprometidos.
Para vacinação a pessoa deve ter intervalo de 3 meses da última dose.
 
Influenza:
Público alvo: população geral a partir dos 6 meses.
 
 Atenção! Adiar a vacinação se criança estiver com doença febril, diarreia grave ou vômito intenso;
 
 Onde se vacinar:
Unidades de Saúde
De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
 
Salas de Vacinação Noturnas
Centro de Saúde Escola (CSE) Vila dos Lavradores
Rua Dr. Gaspar Ricardo, 181 – Vila dos Lavradores
das 18h às 21h30.
 
Policlínica CSI
Rua Rafael Sampaio, 58 – Centro
das 18h às 21h30.
 
Mais informações:
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 07, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-1100

Fonte: PMB