Solenidade marca início das atividades práticas de alunos do quarto ano do curso.

No dia 13 de fevereiro, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, realizou, pela primeira vez em sua história, a Cerimônia de Entrega do Jaleco Branco aos alunos do 4º ano do curso de graduação em Medicina Veterinária.

A cerimônia de entrega do jaleco é uma celebração tradicional que acontece em diversos cursos universitários da área de Saúde pelo Brasil e em outros países. O evento simboliza o início das atividades práticas dos futuros profissionais e costuma ser também um momento de reflexão sobre a importância do exercício da profissão com responsabilidade e respeito.

Realizada na Casa da Arte, a cerimônia na FMVZ contou com a presença dos professores Cezinande de Meira (diretor da FMVZ), Mario de Beni Arrigoni (vice-diretor da FMVZ), Rogério Martins Amorim (coordenador do curso de Medicina Veterinária e vice-supervisor do Hospital Veterinário), Marcos Jun Watanabe (vice-coordenador do curso), Alessandra Melchert (responsável pela disciplina Semiologia Veterinária, uma das que dá acesso à parte profissionalizante do curso) e João Carlos Pinheiro Ferreira (diretor presidente da Fundação de Apoio aos Hospitais Veterinários da Unesp – Funvet).

Após a composição da mesa e a execução do Hino Nacional, o professor Rogério Martins Amorim fez uso da palavra, explicando aos estudantes a importância dessa celebração. “Esse é um momento que marca uma fase importante na formação de vocês. Agora vocês adentrarão a etapa final do curso e terão um maior contato com os animais que são pacientes do Hospital Veterinário, seus tutores, além de toda equipe que atua nessa instituição. Isso exige uma postura cada vez mais profissional de vocês. O jaleco, é mais do que uma vestimenta que tem a conotação de representar um profissional da área de Saúde. Ele também representa uma passagem para um momento de mais responsabilidade e de uma atuação com ética, moral e respeito, além de muito aprendizado, que continuará a acontecer a cada dia, pelo resto da carreira de vocês”.

Na sequência, a aluna Camila Souza Lopes Gonçalves conduziu o juramento, com as seguintes palavras: “Ao vestir este jaleco, na condição de acadêmico do Curso de Medicina Veterinária, juro, perante a sociedade, que irei manter minha dedicação e fidelidade aos estudos, procurando aperfeiçoar minhas habilidades a cada dia, com o objetivo de me tornar um profissional honrado e capacitado, servindo a vida animal que precise de minhas mãos, e mantendo a conexão com a saúde humana e ambiental como parte indissociada do meu compromisso perante a sociedade. Assim eu juro”.

Após a entrega dos jalecos, feita pelos professores Alessandra Melchert, Marcos Jun Watanabe e Rogério Martins Amorim, a aluna Larissa Onuki Zeferino fez um pronunciamento representando seus colegas: “Sabemos que o jaleco é um equipamento de proteção individual muito importante, mas para nós ele é muito mais que isso. Vesti-lo pela primeira vez traz uma emoção diferente, muito marcante para todo mundo. Ainda temos um caminho muito longo para seguir, mas estar aqui hoje nos faz lembrar o quanto caminhamos e o quanto conquistamos. Para nós, o jaleco é sinônimo de nossa paixão pela Medicina Veterinária e um símbolo de cuidado, carinho e amor. É com muita honra e com muita emoção que hoje recebemos nossos jalecos”.

No encerramento da solenidade, o professor Meira falou sobre as reformas pelas quais o Hospital Veterinário passará, mencionou as reformas curriculares nos cursos de graduação da FMVZ e lamentou a ausência do professor Alexandre Secorun Borges, supervisor do Hospital Veterinário e idealizador da cerimônia de entrega do jaleco, que não esteve presente em razão do falecimento de sua mãe. O diretor da FMVZ expressou publicamente o pesar da comunidade universitária pela acontecido. Aos alunos, ele deixou sua mensagem: “Vocês são a razão de todo o trabalho feito na nossa instituição. Lembrem-se que devemos sempre valorizar a FMVZ. Somos uma unidade respeitada nacional e internacionalmente graças a todo o trabalho desenvolvido pela nossa comunidade. Vocês levarão a marca da FMVZ para sempre em seus diplomas. Por isso, eu os convido a trabalharem junto conosco para que possamos manter sempre a qualidade de nossas atividades. Desejo muito sucesso na trajetória de todos”.