Município imunizou 68% das crianças menores de 5 anos. Pais devem procurar unidades de saúde para vacinação.

A Secretaria de Saúde de Botucatu continua vacinando as crianças menores de 5 anos contra a poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil. Desde o começo da campanha, em 08 de agosto, o Município imunizou 68,2% das crianças público alvo.

Para ampliar a cobertura vacinal e atingir a meta do Ministério da Saúde, que é imunizar 95% das crianças, Botucatu tem adotado estratégias distintas para imunização. Já foi realizado o Dia D, quando todas as unidades de saúde ficaram abertas em um sábado para vacinar as crianças.

Também foi realizada uma ação conjunta com a Secretaria de Educação para a busca ativa de faltosos entre as escolas e creches de Botucatu. Além de olhar todas as carteirinhas das crianças, a Secretaria de Saúde realizou a vacinação nas unidades escolares, facilitando o acesso ao imunizante.

Neste momento, além de seguir com a busca ativa nas escolas, a Secretaria de Saúde continua com todas as unidades de saúde vacinando contra a polio e também atualizando a carteirinha de vacinação de crianças de 6 meses até 14 anos com doses atrasadas. Para esta ação, os pais devem levar a criança a uma unidade de saúde de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30 ou na Sala de Vacina Noturna, que funciona no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores, das 18 às 21h30.

Sobre a polio

A Poliomielite, popularmente conhecida por paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e, em casos graves, causar sequelas irreversíveis como a paralisia de membros inferiores, ou seja, as pernas.

O Brasil não registra casos da doença desde 1989 e erradicou a doença desde 1994. Para evitar surtos da polio, o Ministério da Saúde recomenda que, pelo menos, 95% das crianças até 5 anos estejam vacinadas contra a doença. A vacinação é a única forma de prevenção.

A vacinação é de graça e está disponível às crianças menores de 5 anos.

Serviço:

Secretaria de Saúde

Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores

Telefone: 3811-1100