Parlamentar citou como exemplo a campanha “Quem dá esmola não dá futuro”, de iniciativa do setor de Assistência Social de Botucatu.

Com o objetivo de auxiliar crianças e adolescentes de Botucatu em situação de vulnerabilidade e de rua, o vereador Lelo Pagani (PSDB) apresentou uma proposta na última sessão da Câmara, realizada no dia 03/04, solicitando ações de combate à exploração infantil e de conscientização da população sobre o tema.

No texto apresentado pelo parlamentar, ele explica que ao colaborar com as crianças e adolescentes que estão em situação de mendicância, a população acaba por colocá-las em risco, podendo elas sofrerem sequestros, violência sexual, física e psicológica.

Em sua justificativa sobre o requerimento apresentado, o vereador relembrou outro projeto já realizado pela Assistência Social do município e que poderia ser replicado, o “Quem dá esmola não dá futuro”.

“Ajudar essas crianças e adolescentes com esmolas, dificulta o trabalho das equipes de assistência e estimula a permanência dos mesmos nas ruas. Temos que fazer esse trabalho de conscientização da população e, no paralelo, de combate à exploração infantil, garantindo que os menores sejam encaminhados para projetos que deem subsídios para saírem dessa condição”, explicou o parlamentar.

Ainda de acordo com Pagani, as equipes de assistência já auxiliam essas famílias e a população interessada em ajudar também pode contribuir de diversas formas, como por exemplo, destinando parte do seu imposto de renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“É de extrema importância darmos continuidade nessas campanhas. A proposta imediata é para que seja realizada uma ação conjunta com as forças de segurança para orientar as pessoas em semáforos e demais pontos da cidade”, finalizou.

Assessoria