Iniciativa, que ocorre em dois bairros e no Shopping, faz parte do Outubro Rosa

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, vai realizar ações relativas ao Outubro Rosa – Campanha de prevenção ao câncer de mama em animais de companhia.

Durante todo o mês, vídeos instrutivos serão disponibilizados na TV do saguão de espera do Hospital Veterinário com o objetivo de informar e conscientizar os tutores de animais, além dos próprios alunos e servidores do câmpus universitário.

No sábado, dia 08 de outubro, serão realizadas ações de esclarecimentos e orientações ao público em três localidades diferentes: nas unidades de Saúde da Família do Jardim Santa Elisa e do Bairro Maria Luiza, das 9h às 13h, e no Shopping de Botucatu, das 15h às 18h. Nestas ações, docentes, alunos de graduação e pós-graduação se dividirão em equipes para prestar esclarecimentos à comunidade sobre as neoplasias mamárias e examinar animais.

“Ainda presenciamos uma casuística bastante elevada de neoplasias mamárias em cadelas e gatas, acompanhadas geralmente por muita desinformação por parte dos proprietários, especialmente em um hospital escola com um alta casuística, como o da FMVZ/Unesp”, comenta a professora Juliany Gomes Quitzan, do Departamento de Cirurgia Veterinária e Reprodução Animal da FMVZ. “Considerando que o diagnóstico e tratamento precoce dos tumores proporcionam melhor prognóstico dos pacientes, faz parte de nossa função, não somente como médicos-veterinários, mas também como membros de uma das maiores escolas do país, prestar auxílio à população, esclarecendo sobre o exato papel da castração como método preventivo e a importância do exame em cadelas e gatas, encaminhando para tratamento e acompanhamento os animais acometidos pela afecção”.

Desde 2015 a FMVZ/Unesp realiza vários eventos envolvendo alunos de graduação e pós-graduação, incentivando a aplicabilidade dos conhecimentos teóricos na prática com a comunidade, estendendo informações técnicas importantes como parte ativa da interface entre

sociedade e universidade. “Esperamos com isto conscientizar o público em geral sobre esta enfermidade, diminuindo a casuística de animais em estágio avançado da doença, além de trabalhar paralelamente os conceitos de posse responsável”.

Outubro Rosa

A história do Outubro Rosa remonta à década de 90, com o reconhecimento pelo Congresso Americano como sendo este o mês de prevenção ao câncer de mama em humanos. Neste momento, ações isoladas voltadas para prevenção dos tumores mamários passaram a se destacar e ganharam popularidade, tornando-se mundialmente referência para divulgação do tema, simbolizado pelo laço rosa. Sendo esta uma enfermidade muito comum em cadelas e gatas, não demorou para que outubro também fosse utilizado como referência para eventos similares na medicina veterinária, concentrando atividades voltadas principalmente ao esclarecimento da população sobre como evitar, diagnosticar precocemente ou mesmo tratar os animais acometidos.

A realização é do Grupo de Estudos de Cirurgia e Oncologia Veterinária (Gecion) e dos programas de pós-graduação em Medicina Veterinária e em Biotecnologia Animal da FMVZ/Unesp.