A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) de Botucatu realizou a captura de um enxame de abelhas africanizados, recém-instalado, na caixa de inspeção de um imóvel da região sul da Cidade.

Os profissionais capturaram o enxame e encaminharam ao Setor de Apicultura da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp.

O VAS alerta que ao se deparar com um enxame de abelhas ou ninho de vespas, a pessoa deve manter a calma e entrar em contato com os órgãos responsáveis para avaliação e providências.

Deve-se evitar barulho, movimentos bruscos, som alto e uso de equipamentos que propaguem barulho (roçadeiras, tratores, entre outros) próximo aos enxames.

Em hipótese alguma pode jogar água ou veneno nele! Para evitar riscos de acidentes envolvendo seres humanos e animais, o manejo de abelhas e vespas só deverá ser feito por pessoas capacitadas tecnicamente.

A VAS atende de segunda a sexta, das 7h30 às 17 horas, pelo telefone (14) 3811-1609. Após às 17 horas, aos finais de semana e feriados, o Plantão deve ser acionado pelo 199, da Guarda Civil Municipal.

 

 

Jornal Leia Notícias