????????????????????????????????????

Um momento de bem-estar e de tranquilidade em meio ao dia-a-dia de quem luta e de quem se dedica pela vida. Este foi o objetivo de uma visita especial ocorrida na última sexta-feira, 13, no Ambulatório de Oncologia do Hospital Estadual Botucatu (HEBo).

Os pacientes oncológicos puderam experimentar uma massagem relaxante, propiciada voluntariamente pela esteticista paliativista Vanessa Menezes e pela terapeuta integrativa Árita Alves. Aliada à aromaterapia, com o uso de essências específicas, e aos cuidados com a pele, o final de mais uma semana foi repleta de toques de empatia e carinho em prol da saúde física e mental.

Da esquerda para a direita: Enf.ª Karina Freitas, Vanessa Menezes e Árita Alves

Benefícios da massagem nos pacientes oncológicos do HCFMB

Vanessa relata que terminou o seu bacharelado em Estética e Cosmetologia Avançada em 2015, mesmo ano em que começou a aplicar as massagens no setor de Oncologia, localizado, na época, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Depois que o Ambulatório passou a funcionar no HEBo, em abril de 2016, Vanessa continuou a exercer esta frente de voluntariado em algumas ocasiões, atividade esta interrompida por conta da pandemia de Covid-19 e retomada neste início de 2023.

“Primeiramente, eu não considero que escolhi Cuidados Paliativos e Oncologia, mas eu fui escolhida para esta missão, que se transformou na minha maior paixão. Poder voltar e reviver tudo isso é extremamente gratificante, pois foi aqui que tudo começou. Agradeço a todos os envolvidos pela oportunidade de retornar”.

As voluntárias também comentam que, de acordo com estudos, a massagem ajuda no combate da depressão, ansiedade e insônia; melhora a ansiedade e diminui a intensidade da dor dos pacientes em até 50%, além de beneficiar os padrões circulatórios e respiratórios. “Vários pacientes chegam até nós e relatam muitas melhoras após o atendimento, o que nos deixa muito felizes em saber que nosso trabalho contribui para melhorar a auto-estima e a qualidade de vida dessas pessoas”.

Quem pode experimentar um pouco destes benefícios foi a jovem N. N. G., primeira paciente a receber a massagem, que gostou muito de relaxar após a sessão de quimioterapia. “É uma delícia receber este carinho, até esqueci que estou em um Hospital. Não vejo a hora de poder passar por este momento novamente”.

Profissionais de Saúde também foram beneficiados

Além dos pacientes, os profissionais de saúde do Ambulatório de Oncologia também aproveitaram a oportunidade para passar por sessões de quick massage, técnica de relaxamento criada nos Estados Unidos na década de 1980 com a finalidade de, em aproximadamente 15 minutos, trazer maior disposição e menor tensão muscular, o que beneficia a vida e o trabalho do colaborador.

A Enfermeira responsável pelo Ambulatório de Oncologia do HEBo, Karina Freitas, reforça a importância deste trabalho estético voluntário. “O intuito de trazer a massagem para os pacientes é diminuir a ansiedade e mostrar que a administração da quimioterapia pode ser mais tranquila, gerando maior conforto para nossos pacientes. Para os servidores, esta técnica também é muito importante, pois melhora a concentração, alivia o cansaço e traz uma sensação de paz, revigorando as forças para o andamento das atividades”.

Assessoria