Duratex em Botucatu vai deixar de produzir
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou a permuta de ativos entre Eucatex e Duratex. Na operação, a Eucatex vai adquirir ativos para produzir chapas finas de fibra de madeira da Duratex, localizados em Botucatu (SP). O despacho foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (9).
A transação foi avaliada em cerca de R$ 60 milhões.
Como pagamento, a Eucatex vai transferir para a Duratex a Fazenda Vitória, 350 mil m³ de floresta e outras obras que estão no imóvel localizado no município de Capão Bonito, em São Paulo.
Nos documentos submetidos ao Cade, as empresas esclareceram que a Duratex tem duas unidades fabris em Botucatu, uma destinada à fabricação de chapas de fibra e outra à de medium density fiberboard (MDF) e de high density fiberboard (HDF). Após a conclusão da operação, as companhias vão operar essas unidades de forma independente.
No parecer, a Superintendência-Geral (SG) do Cade afirmou não acreditar que, em um cenário após a conclusão da operação, haja abuso de poder de mercado. O deal foi aprovado sem restrições.
(com informações da Reuters e IG)