Por Rafaela Dutra
Energéticos, anabolizantes, fórmulas estimulantes, suplementos e outros produtos consumidos por praticantes de atividades físicas, se consumidos sem orientação médica e correta podem gerar risco para a nossa saúde.
Que tal experimentar o poder natural de um bom café?
Antes de tudo lembre-se que todo café deve ser moído na hora do preparo, isso é indispensável, pois todas as propriedades químicas e sensoriais do café que vão realmente beneficiar nosso corpo, sem agredir, vão embora após 20 minutos em contato com o oxigênio.
Pesquisadores indicam que o consumo de 2 á 3 xícaras de café antes de iniciar uma atividade física ajudam a manter a disposição, diminuindo a fadiga, aumentando o nosso prazer e jogando de lado a preguiça.
As poderosas propriedades presentes no café podem beneficiar o nosso organismo, seus antioxidantes combatem os radicais livres e assim melhoram o desempenho na hora de praticar as atividades físicas, o aceleramento do metabolismo, seu efeito termogênico e estimulante ajudam na perda de peso.
Mas nunca esqueça de seguir o padrão de consumo, aumentar a dose recomendada pode trazer problemas sérios.
A cafeína presente no café é alta e devemos tomar cuidado com ela, consumir cafeína em excesso pode causar ansiedade, mãos tremulas, insônia, palpitações, alteração na pressão, e outros sintomas desagradáveis.

 

LEIA MAIS ARTIGOS DE RAFAELA DUTRA 
Rafaela Dutra é Barista, certificada na Coffee Lab e colaboradora do Botucatuonline