Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil
Neste sábado, 07, véspera do Dia Internacional das Mulheres, a Casa da Mama, em parceria com a Prefeitura de Botucatu, abrirá as portas para mulheres acima dos 40 anos, que não fizeram mamografia nos últimos 12 meses para o exame clínico custeado pelo Sistema Único de Saúde.
Os exames podem ser feitos das 8 às 12 horas, sem necessidade de agendamento. A paciente deve apenas ir até a Casa da Mama levando documento com foto e carteirinha atualizada do SUS. Serão autorizados exames apenas a mulheres de Botucatu, com a necessidade de comprovação de residencial.
A Casa da Mama oferece mensalmente 700 mamografias gratuitas para pacientes da rede pública, por meio de uma licitação realizada pela Prefeitura.
O diferencial de Botucatu é que podem fazer o exame mulheres acima dos 40 anos, enquanto o Ministério da Saúde preconiza que a mamografia seja realizada a partir dos 50 anos.
Durante o ano, as mulheres podem solicitar o exame em uma unidade de saúde e agendar o procedimento. Todo o processo é custeado via SUS, através de convenio entre a clinica e a Secretaria de Saúde.