No feriado nacional de 15 de novembro (Proclamação da República), sexta-feira, das 8h às 12h30min, acontece em Botucatu o Encontro da Família Arquidiocesana, quando será exposto aos participantes o Projeto de Formação dos Discípulos Missionários. O evento terá lugar no salão paroquial da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, na Vila dos Lavradores.
A expectativa dos organizadores é a de reunir 5 membros de cada uma das 48 paróquias da Arquidiocese de Botucatu. São esperadas cerca de 300 pessoas, entre padres, diáconos, consagrados, seminaristas e coordenadores de ministérios extraordinários, pastorais, movimentos, associações e organismos eclesiais.
“A Igreja que queremos, não poderia ser outra, a não ser a Igreja de Jesus Cristo, a Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica, a Igreja do Concílio Vaticano II, a Igreja do Documento de Aparecida, a Igreja da Evangelii Gaudium, a Igreja das Diretrizes Gerais da CNBB! Queremos ser, portanto, uma Igreja consciente da sua missão, mas humilde, servidora, alegre, em saída e samaritana! Uma Igreja decididamente missionária!”, enfatizou o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre José Aparecido Hergesse.

Programação

Os organizadores avisam que o estacionamento da Matriz do Sagrado Coração de Jesus estará aberto e o acesso se dá pela Rua Tenente José Francisco, após o farol.
  • Às 8h será servido o café aos participantes no salão paroquial de baixo. Às 9h, no salão paroquial de cima, haverá a oração inicial e a apresentação das 4 Equipes Regionais de Formação.
  • Em seguida, às 9h45min, o pároco da Paróquia de São João Batista, de Laranjal Paulista, padre Átila José Tintino dará palestra “A Missão”. Depois, às 10h45min haverá intervalo de quinze minutos.
  • Às 11h, o padre Hergesse apresentará a 2ª Etapa do Projeto Arquidiocesano de Formação – 2020.
  • Às 11h30min, o arcebispo metropolitano, dom Maurício Grotto de Camargo presidirá a missa de encerramento. Por fim, ao meio-dia e meia será servido lanche aos presentes.

(Colaborou Gesiel Júnior. Cronista e pesquisador, é autor de 38 livros sobre a história da região, incluindo temas ligados à Igreja Católica. De Avaré)