A corrida eleitoral para a Prefeitura de Botucatu começa oficialmente na próxima semana quando começam a ser realizadas as convenções municipais dos partidos interessados na disputa eleitoral. Confirmados até o momento deverão ser homologados os nomes de Pardini, Ielo e Colino, líderes partidários que estão com os processos eleitorais mais adiantados.
A primeira convenção vai acontecer no domingo, 6, quando o PSDB vai lançar novamente Mário Pardini e André Peres, que atualmente está no DEM.
Pardini vai disputar as eleições com apoio dos partidos DEM, PRB, Rede, PROS e Cidadania.
O DEM faz convenção no próximo dia 13, junto com outros partidos dessa coligação.
O PSL de Izaias Colino vai realizar sua convenção e homologar a vice Katia Christofalo no dia 13 de setembro. Izaias foi um quadro formado no PSDB, atuou na Juventude Estadual do Partido e foi o vereador mais votado na ultima eleição.
Ele rompeu com o PSDB no final do ano passado, depois de diversas divergências com o núcleo de Pardini. Izaias recebe apoio do PSL, Podemos e PRTB, que estão lançando chapas de vereadores.
No dia 10 de setembro, uma quinta-feira, será a vez do PDT realizar sua convenção, quando será definido seu candidato a prefeitura. Mário Ielo não deu detalhes sobre quem será o candidato a prefeitura.
“Vamos anunciar na convenção”. O PDT é comandado pelo casal Mário e Rose Ielo e hoje é a segunda bancada do legislativo com 2 vereadores: Rose Ielo e Carlos Trigo.
Mário foi prefeito em 2 mandatos – quando era do PT, e Rose foi eleita vereadora há 4 anos pelo PDT. Mário também não quis informar se o PDT vai fazer coligação: “Vai ser anunciado na convenção”.
O PT e o PCdoB devem lançar candidatos a vereador e analisam a possibilidade de também indicar nomes em composição para prefeito e vice. Essa decisão vai ser tomada até o dia 12, quando o PT vai realizar a sua convenção.
Nesta quinta-feira, 3, o PT fez um encontro do diretório onde a questão da eleição e aliança com o PCdoB foi colocada em pauta. Não foi definido quem ocuparia o cargo de prefeito e vice entre os dois partidos. A decisão deve ser anunciada nas próximas horas
As demais convenções agendadas, até a ultima quinta-feira, 3, no Cartório Eleitoral de Botucatu são as seguintes: PTB, dia 10 de setembro; PROS, dia 13; Cidadania, dia 13 e PSB dia 14.
HORÁRIO NA TV
A grande novidade eleitoral em 2020 será a possibilidade de Botucatu ter, pela primeira vez, o horário eleitoral gratuito, graças a geradora TV Câmara de Botucatu.
Pela legislação todas as cidades com geradoras de sinais de televisão poderão optar também por esse veiculo de transmissão, mas até o momento a questão não foi definida.
Segundo o Cartório Eleitoral de Botucatu, em tese o horário político já é possível no município, mas a decisão final, devido ao custo de produção, serão dos partidos políticos que disputam o processo eleitoral.
A TV Câmara já teria sido consultada e concordou em ser geradora dos programas eleitorais. Até o momento as emissoras de rádio são as principais geradoras da propaganda eleitoral.
(Com jornal Leia Notícias)