Cerca de 20 voluntários participaram do Cuesta Limpa no último domingo, 25. E o resultado foi bastante positivo: foram 10 sacos de 100 litros de lixo retirados da Fazenda Lageado, pesando mais de 100 quilos todo o material.
A ação voluntária, promovida pelo Conselho Municipal de Turismo (Comutur) em parceria com a Prefeitura de Botucatu, por meio das Secretarias do Verde e Adjunta de Turismo, teve como foco a limpeza das margens do Rio Lavapés.
Foram recolhidas garrafas pet, embalagens de alimento, isopor, papelão e outros materiais. Além do lixo tradicional, os voluntários ainda encontraram calçados, volante de carro e até bijuterias.
“A maioria do lixo encontrado são de alimentos que as pessoas levam para piqueniques em família e não descartam de forma adequada. Também havia muito papelão, principalmente próximo aos lagos. As crianças gostam de escorregar no gramado com papelão, mas depois que a brincadeira acaba o material fica jogado pelo Lageado”, contou Fernanda Bernardi, Diretora de Educação Ambiental da Secretaria do Verde.
O material recolhido pelos voluntários foi separado e será encaminhado a Cooperativa de Reciclagem de Botucatu.
O próximo Cuesta Limpa já tem data marcada: 25 de março (domingo), às 9 horas.
O local escolhido é o Vale do Aracatu. Voluntários estão convidados a participar da ação, que terá como ponto de encontro a Catedral de Botucatu.