Os moradores de Botucatu (SP) podem participar durante os meses de agosto e setembro de um curso de capacitação para identificação de pessoas com sinais de depressão e para o manejo do risco de suicídio.

A capacitação é promovida pela Rede de Proteção à Vida, grupo multidisciplinar criado por uma indústria de carrocerias de ônibus da cidade, em parceria com a prefeitura e a Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu.

As aulas serão realizadas até o dia 15 de setembro no auditório do Ciesp, às margens da Rodovia Marechal Rondon, às terças-feiras, das 8h às 12h, e às quintas-feiras, das 13h às 17h.

A capacitação, com duração de quatro horas, é totalmente gratuita, e os interessados devem se inscrever pelo exclusivamente pela internet. Os participantes receberão certificados.

O curso é voltado para a população em geral, mas o foco principal são os médicos, enfermeiros e profissionais da equipe multiprofissional da Atenção Básica, além de técnicos das áreas da educação, segurança e justiça.

O conteúdo da capacitação seguirá as recomendações e os protocolos definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e será ministrado pela Rede de Proteção à Vida de Botucatu, pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e por professores da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Fonte: G1