O sistema de armazenamento de dados da Câmara de Bofete foi crackeado e o operador do sistema sob dominio está exigindo resgate em bitcoin, cripto moeda digital que mais cresce no mercado financeiro. Este é um crime cibernético cada vez mais comum nos tempos atuais.
Recentemente Pratânia teve seus computadores dominados por cybercriminosos no exterior. Na maioria dos casos alguém na empresa ou órgão público abre arquivo malicioso em e-mail, que entra no sistema operacional do computador e softwares, encriptando as informações do HD e outros mecanismos virtuais de armazenamento de dados.
Segundo divulgou o site “Nosso Informativo”, no início da tarde desta quarta-feira, 21, os funcionários da contabilidade e administração da Câmara Municipal de Bofete foram surpreendidos com a ação de criminosos virtuais que entraram nos computadores e bloquearam o acesso aos dados da Casa de Leis.
O golpe começa com um vírus enviado por e-mail. Pode ser em forma de propaganda, um boleto falso de cobrança ou um pedido de atualização de cadastro. Aí, basta que o usuário dê um clique para que o vírus seja ativado e criptografe todas as informações do computador. E, só libera com uma senha, que o usuário recebe, se pagar o resgate.
O pedido de resgate vem por e-mail em inglês, com o número de uma conta internacional para o depósito, informou o site.

ZEBRA NÃO PAGA

O Nosso Informativo assinala que Zebra Ramos, presidente da Câmara para não compactuar com ameaças ao patrimônio, ao dano publico e ações criminosas, “não aceitou pagar o resgate de R$ 300 mil reais e comunicou o crime a Policia com o registro de Boletim de Ocorrência”.
Imediatamente a Policia Civil de Bofete acionou a equipe técnica para proceder a pericia com o objetivo de descobrir a fonte das ações criminosas contra o legislativo bofetense.
Isso tudo ocorre justamente quando a Câmara Municipal atravessa um momento turbulento da politica local com denuncias e investigação contra o executivo municipal por supostos crimes de improbidade administrativa.

(com informações do site Nosso Informativo/Leia Noticias)