Deputada Isa Penna, durante a Coletiva
A deputada Isa Penna (PSOL) reafirmou as denuncias de assédio sexual contra o deputado Fernando Cury, na quarta-feira,16, durante discussão sobre o orçamento de São Paulo. Ela disse ainda durante a coletiva online que sentiu cheiro de álcool no deputado, ressaltando o contato quando Cury se aproximou e tocou em seu seio. (aos 12m50s do video acima)
Ela disse que uma investigação na comissão de ética da Assembleia Legislativa só aconteceria no próximo ano, devido o recesso parlamentar de final de ano, possivelmente em março.
CIDADANIA – Em outro cenário, o presidente e fundador do Cidadania/PPS, Roberto Freire, anunciou o afastamento do parlamentar do partido enquanto o assunto não é esclarecido. A nota foi assinada também pelo deputado Arnaldo Jardim, que tem dobradinha eleitoral com Cury na cidade e região.
A Comissão Executiva Nacional decidiu  afastar o deputado “de todas as funções diretivas partidárias, em todas as instâncias, bem como de todas as funções exercidas em nome do Cidadania, inclusive junto à Alesp”.
Na noite desta sexta-feira, pode ser encaminhado um processo de expulsão de Fernando Cury do partido Cidadania. O deputado não perde o mandato, mas não poderá se manifestar em nome da legenda na Assembleia Legislativa, onde é um dos líderes.
Eleito com quase cem mil votos, Fernando Cury foi filmado durante transmissão da TV Alesp, durante uma sessão de votação do orçamento estadual de 2021, conversando com um deputado e depois se dirigindo em direção ao presidente da Assembleia Legislativa Cauê Macris, que conversava com Isa Penna. Ao se aproximar tocando o corpo da deputado do PSOL, Fernando tocou o seio da parlamentar que reclama e o afasta com os braços.
DENÚNCIA – A deputada fez um Boletim de Ocorrência contra Fernando Cury por importunação sexual, crime definido como a prática de ato libidinoso contra alguém sem o consentimento dessa pessoa.
Isa Penna também apresentou uma reclamação no Conselho de Ética da Assembleia, que só deve ser analisada em março de 2021. A deputada lançou um abaixo assinado pedindo
A parlamentar registrou Boletim de Ocorrência por importunação sexual, crime definido como ato libidinoso contra alguém sem consentimento dessa pessoa. Isa ainda apresentou reclamação no Conselho de Ética da Assembléia, que vai analisar a questão em março de 2021. Ela iniciou ainda uma campanha pedindo a cassação do mandato de Fernando Cury.