Municipalista

A Radio Municipalista e a VC Propaganda vão sortear em julho, no final da Copa do Mundo, um carro zero quilometro para consumidores do comércio botucatuense. A promoção terá ainda dois televisores. O objetivo é estimular a venda do comércio local e as lojas interessadas devem se inscrever na Municipalista para participar da promoção. Sorteio do Mobi, orçado em R$ 32 mil será no dia 22 de julho. Tudo está regularizado na Receita e Caixa Econômica Federal, que fará auditoria da campanha.

 

O Capital

O capital e a produção estão mudando de mãos na região. Nos últimos tempos já foi divulgada a troca de comando na Anidro-Centroflora, agora nas mãos de suíços, venda da Embraer para a Boeing (ainda em negociação), negócios de trocas entre de fábricas e fazendas envolvendo a Duratex e Eucatex e a ultima mudança que vai acontecer na região é a venda das fazendas da Duratex para a Suzano, hoje a maior companhia de produção de celulose do mundo. A Duratex vendeu suas fazendas de madeira fina que eram usadas em Botucatu. O valor do negocio foi de mais de 308 milhões.

 

O Capital II

Na região observa-se o fechamento da linha de produção de grandes empresas em Bauru, Pederneiras, Jaú entre outras. Em Lençóis Paulista a Lwart-Lwarcel também está na mira da Suzano e de companhias de celulose no exterior. O negocio está sendo orçado em bilhões de dólares. Na maioria das transações de capital e comando das companhias, o dinheiro vem do exterior, especialmente China, Estados Unidos e Europa. A cada dia que passa as empresas na região são mais multinacionais que empresas nacional.

Oragos

O engenheiro e pesquisador da historia de Botucatu Paulo Pinheiro Machado Ciaccia, estará lançando na sexta feira o livro “A Freguesia de Botucatu e os oragos: Nossa Senhora Sant’Anna ou Nossa Senhora das Dores”, que busca esclarecer divergências entre historiadores da região sobre quem foi a primeira Santa padroeira de Botucatu. Com isso parte da historia dos católicos na região é contada.

 

Câmara

Os vereadores do atual mandato já estão na boca do povo. Na rede social e em pontos de ônibus quando um assunto político ou vereador entra em pauta os comentários são os piores possíveis na maioria das vezes. Os vereadores são vistos como ‘interesseiros’, ‘oportunistas’ e até despachantes de pessoas ricas na cidade. Nesse caso de rico, entram as empresas de ônibus. Um ou outro vereador é preferido da opinião pública.

 

Visibilidade

Os comentários são ruins e em poucos mandatos, em tão pouco tempo, houve opiniões formadas negativamente como as atuais. O pior é que a Câmara conta com recursos de transmissão de suas atividades como televisão, site e ainda conta com cobertura de emissoras de rádio e sites de informação na cidade. Como se pode observar, os políticos que estão em maus lençóis na opinião publica não são apenas em Brasília ou São Paulo.

 

Off road

A Promotoria Publica de Porangaba, que tem cobertura jurisdicional no município de Bofete, encaminhou uma série de determinações para a Policia Ambiental do Estado, a Coordenadoria de Gestão Ambiental do Estado e aos proprietários de terras na região conhecida como Gigante Adormecido para que impeça o trânsito de veículos off road na ‘barriga do gigante’ que estaria sendo degradada. A orientação também foi passada para que a Prefeitura de Bofete tome providencias para proteger o patrimônio natural. O despacho é assinado pelo promotor Diego Dutra Goulart.

 

15 anos

O livro de Paulo Ciaccia é objeto de pesquisa, segundo informou, há 15 anos. Recentemente houve uma polemica envolvendo a questão do padroeiro de Botucatu, movimentando o jornalista e historiador Gesiel Junior e Ciaccia sobre quem foi primeiro a Santo, seja no período dos Jesuitas ou com a concessão de terras para Pinheiro Machado, tido na cidade como um dos fundadores de Botucatu.

 

Salaro

O prefeito Ricardo Salaro, de São Manuel, esteve com o governador no ultimo sábado e reivindicou liberação de recursos financeiros para a construção de uma nova creche atendendo os moradores das Vilas São Geraldo, Rica e CDHU II. O governador pediu para agilizar o encaminhamento do pedido com João Cury, na FDE. Salaro tem até sexta-feira, mas já fez a defesa verbal do projeto na visita ao prédio da Pinacoteca.